Função pública na Alemanha consegue três aumentos salariais até 2020

Função pública na Alemanha consegue três aumentos salariais até 2020

 

Lusa/AO online   Internacional   18 de Abr de 2018, 09:22

Os trabalhadores da Função Pública na Alemanha vão ter os salários aumentados por três vezes até 2020, conforme um acordo alcançado na noite de terça para quarta-feira, segundo o ministro do Interior, Horst Seehofer.

Os 2,3 milhões de trabalhadores de aeroportos, gares, hospitais, serviços de higiene ou creches, por exemplo, vão ter um aumento de 3,2% retroativo a 01 de março de 2018, a que se segue outro de 3,1% em 01 de abril de 2019 e um terceiro, de 1,1%, em 01 de março de 2020, detalhou.

À saída das negociações, em Potsdam, perto de Berlim, o dirigente do principal sindicato deste setor, Verdi, Frank Bsirske, considerou que foi o acordo melhor negociado desde há anos.

Ao contrário, no setor da construção, as negociações não acabaram na terça-feira com os sindicatos e os patrões ainda em divergência na valorização salarial.

Na função pública, os principais sindicatos (Verdi, GEW et DBB) exigiram uma subida de 6% dos salários e pretendiam que isso se traduzisse, pelo menos, em mais 200 euros por mês para os empregados do Estado federal e das comunas.

Os sindicatos, argumentando com a boa saúde da economia e um excedente orçamental recorde de 38,4 mil milhões de euros em 2017, estão a explorar a vitória do forte sindicato IG Metall. De facto, este arrancou na metalurgia um acordo inédito sobre a semana de 28 horas, durante um período limitado, e subidas salariais de 4,3%, depois de ter chegado a reclamar 6%.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.