Açoriano Oriental
Função pública na Alemanha consegue três aumentos salariais até 2020

Os trabalhadores da Função Pública na Alemanha vão ter os salários aumentados por três vezes até 2020, conforme um acordo alcançado na noite de terça para quarta-feira, segundo o ministro do Interior, Horst Seehofer.

Função pública na Alemanha consegue três aumentos salariais até 2020

Autor: Lusa/AO online

Os 2,3 milhões de trabalhadores de aeroportos, gares, hospitais, serviços de higiene ou creches, por exemplo, vão ter um aumento de 3,2% retroativo a 01 de março de 2018, a que se segue outro de 3,1% em 01 de abril de 2019 e um terceiro, de 1,1%, em 01 de março de 2020, detalhou.

À saída das negociações, em Potsdam, perto de Berlim, o dirigente do principal sindicato deste setor, Verdi, Frank Bsirske, considerou que foi o acordo melhor negociado desde há anos.

Ao contrário, no setor da construção, as negociações não acabaram na terça-feira com os sindicatos e os patrões ainda em divergência na valorização salarial.

Na função pública, os principais sindicatos (Verdi, GEW et DBB) exigiram uma subida de 6% dos salários e pretendiam que isso se traduzisse, pelo menos, em mais 200 euros por mês para os empregados do Estado federal e das comunas.

Os sindicatos, argumentando com a boa saúde da economia e um excedente orçamental recorde de 38,4 mil milhões de euros em 2017, estão a explorar a vitória do forte sindicato IG Metall. De facto, este arrancou na metalurgia um acordo inédito sobre a semana de 28 horas, durante um período limitado, e subidas salariais de 4,3%, depois de ter chegado a reclamar 6%.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados