Japão

Fumo a sair dos reactores dois de Fukushima

A agência de segurança nuclear japonesa anunciou que o reactor 2 da central nuclear de Fukushima, nordeste do Japão, começou a largar fumo, enquanto do reactor 3 da mesma central deixou de sair fumo.


“Pelas 18:20 [9:20 em Lisboa], começou a sair fumo branco de uma fissura no telhado do reactor 2”, precisou um porta-voz.

Estavam em curso trabalhos de reparação ao nível deste reactor para pôr em serviço parte dos equipamentos, designadamente na sala de controlo.

Duas horas mais cedo, outro fumo, que passou de cinzento para negro, começou a sair do reactor 3, mas este não foi duradouro.

“A TEPCO [empresa concessionária da central] informou-nos de que o fumo negro provinha do reactor 3, mas este cessou às 18:02 e o nível de radiação manteve-se estável”, afirmou um porta-voz da agência.

A agência não deu explicações sobre a origem deste incidente, segundo os especialistas, não se tratava de vapor mas de um fumo proveniente de algum material que ardeu.

O reactor 3 foi o que mais danos sofreu depois do sismo e do tsunami de 11 de Março. O teto do edifício superior foi completamente destruído por uma forte explosão na semana passada, devido a uma acumulação de hidrogénio na sequência de operações de despressurização.

O reactor 3 é o que maiores inquietações suscita porque contém combustível MOX, uma mistura de óxidos de plutónio e de urânio, cujos restos são considerados mais nocivos que os provenientes de um combustível à base de urânio.
PUB