Açoriano Oriental
Fumadores de cachimbo celebram hoje dia mundial
Os amantes de cachimbo reúnem-se hoje para uma prova de fumo lento, uma forma de comemorar o Dia Mundial do Fumador de Cachimbo e de reiterar a sua luta pela liberdade de poder fumar.

Autor: Lusa/AO Online
 

Na mesma sala, encontram-se novos e velhos, experientes e novatos. "Vai haver uma prova de fumo lento informal, mas seguindo as regras internacionais", contou à Lusa José António Miranda Ferreira, presidente do Clube do Cachimbo em Portugal e detentor do recorde nacional em provas de fumo, titulo que conseguiu numa competição em Espanha.


Com apenas um fósforo e três gramas de tabaco, conseguiu estar com o cachimbo acesso mais de hora e meia. "Uma hora, 38 minutos e 35 segundos", precisa o campeão. Nestas provas, os recordes ficam registados em cronómetros até aos segundos.


Quanto às regras, podem não ser muitas, mas são para ser cumpridas: a cada concorrente é dado três gramas de tabaco, dois fósforos e um calcador. Têm cinco minutos para colocar o tabaco no cachimbo, um minuto para acender e depois é preciso "muita calma" para chegar ao final. Esta é uma daquelas provas em que o último é o primeiro.


"O objectivo aqui não é fumar, mas sim competir, ou seja, conseguir manter mais tempo o cachimbo acesso" e para isso é importante não perder a calma: "há pessoas que se enervam e deixam apagar o cachimbo", diz.


Hoje, as portas estão abertas para quem quer aprender: "Vamos ensinar a carregar o cachimbo e disponibilizaremos cachimbos a quem não tiver". Depois é saborear o fumo que "anda pelo céu da boca e pela língua", sentir o sabor "na língua e nas papilas".


E quem sabe, no final, a associação não consiga mais sócios. Hoje, o Clube do Cachimbo em Portugal conta com cerca de 200 associados, dos 20 aos 80 anos. E António Ferreira garante que é fácil ficar seduzido por este mundo, onde a maioria dos cachimbos de profissionais são obras-primas feitas à mão e o tabaco tem cheiros e aromas de todos os cantos do mundo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados