Açoriano Oriental
Froome declarado vencedor da Vuelta de 2011 após desclassificação de Cobo

O britânico Chris Froome foi oficialmente declarado vencedor da edição de 2011 da Volta a Espanha em bicicleta, que terminou no segundo lugar, na sequência da desclassificação do espanhol Juan José Cobo, por doping.

Froome declarado vencedor da Vuelta de 2011 após desclassificação de Cobo

Autor: Lusa/AO Online

A União Ciclista Internacional (UCI) oficializou a conquista de Froome, que soma sete conquistas entre as ‘Grandes’ voltas, com quatro vitórias no Tour, duas na Vuelta e uma no Giro.

O triunfo do britânico já tinha sido anunciado em junho último, mas o organismo que rege o ciclismo mundial aguardou até ao fim do prazo de um possível recurso de Cobo, vencedor da etapa da Volta a Portugal de 2008 que terminou na Senhora da Graça.

Em 13 de junho, o espanhol foi considerado culpado de “violar o regulamento antidopagem (uso de substância proibida), com resultados anormais no seu passaporte biológico, entre 2009 e 2011”.

“Melhor tarde do que nunca! A Vuelta de 2011 traz-me memórias únicas”, escreveu Froome, na rede social Twitter, como legenda de uma fotografia no pódio espanhol, com a camisola vermelha da liderança.

Já a equipa INEOS, de Froome, “saudou a decisão da UCI”, considerando-a “uma notícia particularmente positiva para Froome, após a sua recente queda [num treino], que o afastou da Volta a França”.

Cobo, de 38 anos, enfrenta uma suspensão de três anos, até 12 de junho de 2022.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados