Açoriano Oriental
Francês preso na Ucrânia por suspeita de preparar atentados
Um francês foi preso a 21 de maio na Ucrânia, por suspeita de estar a preparar 15 atentados no campeonato europeu de futebol 2016, que se realiza em França, anunciaram os serviços de segurança ucranianos.
Francês preso na Ucrânia por suspeita de preparar atentados

Autor: Lusa/AO online

 

"A SBU conseguiu impedir quinze atos terroristas planeados para acontecerem antes e durante o Campeonato Europeu de futebol", declarou o chefe dos serviços de segurança ucranianos (SBU), Vassil Grytsak.

Segundo o responsável, o suspeito disse às autoridades ucranianas que era contrário à “política do seu governo em relação à chegada em massa de estrangeiros a França, a difusão do Islão e a globalização”.

Vassil Grytsak disse ainda que “o cidadão francês recebeu cinco espingardas automáticas Kalashnikov, mais de cinco mil munições, dois lança-foguetes antitanque, 125 quilos de explosivos TNT, 100 detonadores, 20 capuzes e outras coisas”.

“Os objetivos eram, alegadamente, uma mesquita, uma sinagoga, centros de cobrança de impostos, instalações de controlo em autoestradas e outros locais”, declarou Vassil Grytsak.

“O grupo para o qual o cidadão detido levava as armas planeava uma quinzena de atentados no período da celebração do Euro 2016”, acrescentou.

De acordo com a SBU, o francês chegou à Ucrânia em dezembro 2015 e, apresentando-se como voluntário, fez contacto com as unidades militares no leste do país, onde as forças ucranianas combatem os separatistas pró-russos.

“Ele começou a concentrar-se nos meios para comprar armas, explosivos e outros equipamentos na Ucrânia ", disse Vassil Grytsak. Os serviços secretos ucranianos trabalharam durante seis meses antes de proceder a prisão do suspeito.

De acordo com Grytsak, os ucranianos não tinham a intenção de divulgar a prisão até o final do Euro 2016, mas não foram forçados depois da informação chegar à imprensa.

De acordo com fontes policiais francesas, Lorrain, de 25 anos, um desconhecido para a polícia francesa, trabalha como inseminador numa cooperativa agrícola no Baixo Reno, no leste da França.

Uma investigação foi aberta na França e confiada ao departamento central de luta contra o crime organizado (OCLCO) e ao serviço regional da polícia judiciária (SRPJ) de Nancy.

Uma busca foi realizada na casa do cidadão francês em Nant-le-Petit, uma aldeia em Meuse, com 80 habitantes.

"(A busca) não revelou nada em particular. Uma camisola com a sigla de um grupo de extrema-direita foi apreendida", disse uma fonte policial.

Questionado hoje pela agência de notícias francesa AFP, o prefeito de Nant-le Petit, Dominique Pensalfini-Demorise, disse que o rapaz era “agradável com os vizinhos, inteligente e amigável, que estava sempre disposto a ajudar”.

O Euro 2016 vai decorrer em França de 10 de junho a 10 de julho deste ano.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados