Açoriano Oriental
França prepara resposta a eventuais atentados durante o Europeu de futebol
A França está a testar respostas a hipotéticos atentados nas dez cidades que vão acolher jogos do Euro2016 de futebol, que antecipam ataques a espaços públicos, como tiroteios e lançamento de bombas a partir de drones.
França prepara resposta a eventuais atentados durante o Europeu de futebol

Autor: Lusa/AO Online

 

Os testes, que envolvem forças policiais e bombeiros, são uma resposta aos receios de ataques terroristas, agravados depois dos atentados de 13 de novembro, em Paris, que causaram a 130 mortos e centenas de feridos.

O Stade de France, que a 10 de julho vai ser palco da final do Euro2016, competição na qual Portugal marcará presença, foi um dos alvos dos atentados de novembro.

Os testes arrancaram há cerca de um mês e têm, segundo as autoridades, “decorrido com a máxima discrição”.

Algumas das simulações levadas a cabo, incluíram um drone carregado com uma bomba química, que sobrevoou o estádio Aliianz Riviera, em Nice, um ataque com gases tóxicos em Saint-Étienne, e tiroteios nas estações de comboios de Bordéus e Marselha.

Outros dos cenários suscetíveis de ataques são as ‘fan zone’, zonas de concentração de adeptos.

Recentemente, o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneucce, admitiu que a “ameaça terrorista no país nunca foi tão elevada”.

Portugal vai disputar a fase final do Euro2016, que se inicia a 10 de junho, integrado no Grupo F, juntamente com Islândia, Hungria e Áustria.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados