Açoriano Oriental
Economia
Fórum de Davos perdeu "glamour" com crise global diz Lula da Silva
O Fórum Económico de Davos perdeu o “glamour”, com a crise global de 2008, afirmou o Presidente do Brasil, Lula da Silva, ao participar no Fórum Social Mundial (FSM), que decorre no Sul do país.
Fórum de Davos perdeu "glamour" com crise global diz Lula da Silva

Autor: Lusa / AO online
“Estou aqui (em Porto Alegre) e daqui vou para Davos outra vez, igualzinho fiz em 2003”, afirmou terça-feira o Presidente, referindo-se à primeira participação depois de chegar ao poder nas presidenciais de 2002.

“Tenho a consciência de que Davos já não tem mais o 'glamour' que eles pensavam que tinham em 2003”, disse Lula da Silva para quem “o sistema financeiro já não pode desfilar como sendo o modelo exemplar de gerenciamento porque acabou de provocar a maior crise mundial dos últimos anos”.

O Presidente avançou ainda para um público de cerca de 7.000 participantes que estará em Davos este ano com uma outra missão.

“Quero mostrar que, se o mundo desenvolvido tivesse feito a lição de casa em economia, a gente não teria tido a crise”, afirmou, ao criticar o que chamou de irresponsabilidade na condução do sistema financeiro.

Lula da Silva, que receberá sexta-feira em Davos o prémio de Estadista Global, voltará a defender a urgência de uma reforma do sistema financeiro internacional.

No discurso no FSM, Lula da Silva anunciou ainda a construção de uma unidade médica para vítimas do terramoto no Haiti, país que visitará a 25 de Fevereiro.

“Ensinamos ao mundo como uma força de paz pode ser uma força de paz sem ter ingerência nas decisões políticas ou praticar violência contra os inocentes”, disse o Presidente, referindo-se à liderança do Brasil na missão da ONU no Haiti.

Criado em criado em 2001 em contraposição ao Fórum Económico de Davos, o FSM reúne este ano em Porto Alegre cerca de 30.000 participantes de várias partes do mundo, num total de 500 palestras, reuniões e manifestações.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados