Açoriano Oriental
Incêndios
Fogo de Monchique com 95% do perímetro dominado

O fogo rural que deflagrou em Monchique na sexta-feira já consumiu entre 15.000 e 20.000 hectares, mas já foi considerado dominado em 95% do seu perímetro, informou esta segunda-feira o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro.

Fogo de Monchique com 95% do perímetro dominado

Autor: Lusa/AO Online

"A grande progressão de área ardida, que anda neste momento entre os 15.000 e 20.000 hectares, a enorme parte desta área ardida foi ontem a partir das 15h00 (menos uma nos Açores) até à noite", estimou Jorge Botelho.

O responsável, também presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, falava após uma reunião de uma hora no Centro de Meios Aéreos de Loulé, acompanhada pelo secretário de Estado da Proteção Civil e na qual foi feito um ponto de situação às últimas 72 horas.

Jorge Botelho acrescentou que, neste início de tarde, "95% do perímetro do fogo está considerado dominado e há 5% que não está".

O comandante distrital de operações de socorro, Vítor Vaz Pinto, esclareceu que 95% do perímetro "não tem chama ativa", mas tem "alguns pontos quentes que merecem preocupação".

"O facto de não conseguirmos operar com meios aéreos dificulta que nas áreas em que não há acessos terrestres possamos garantir que não vai haver ali reativações fortes", acrescentou.

Vaz Pinto sublinhou que, durante a madrugada de "foi possível debelar e extinguir uma frente de fogo superior a 13 quilómetros só com recurso a operacionais no terreno e a máquinas de rasto".

O comandante operacional afirmou que os 5% ainda ativos "estão em áreas inacessíveis a meios terrestres", mas não especificou a zona geográfica por não estar na área de operações.

Jorge Botelho assegurou que as autoridades estão "a trabalhar para que a normalidade possa ser reposta nas condições possíveis" em relação às pessoas que foram retiradas de suas casas e colocadas em espaços provisórios.

Os técnicos de Segurança Social, sublinhou, estão "em permanência desde o primeiro dia no terreno" e, entretanto, chegou "um reforço" de assistentes sociais e psicólogos, oriundos do distrito de Setúbal.

Jorge Botelho concluiu que há confiança nos operacionais para debelarem nas próximas horas este “episódio grave" que afetou dois municípios no Algarve (Monchique e Silves, distrito de Faro) e um no Baixo Alentejo (Odemira, distrito de Beja).

Neste fogo, que obrigou à evacuação de várias localidades, há registo de 25 feridos, um dos quais grave.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados