Açoriano Oriental
Reino Unido
Fisco britânico publica lista de 20 "mais procurados" por fuga aos impostos
O serviço de cobrança de impostos do Reino Unido (HMRC) publicou esta quinta-feira os nomes e fotografias dos 20 indivíduos "mais procurados" por crimes fiscais.
Fisco britânico publica lista de 20 "mais procurados" por fuga aos impostos

Autor: Lusa/AO online

"De forma a ajudar no esforço de localizar os maiores responsáveis pela fuga ao fisco do Reino Unido, o HMRC vai publicar fotografias dos mais procurados no seu canal no [site de partilha de fotos] Flickr, e pedir ajuda aos cidadãos para os encontrar", lê-se numa declaração do HMRC citada pela agência France Presse.

Os “mais procurados” são indivíduos acusados de fugir do Reino Unido “depois de terem sido acusados de um crime [fiscal] ou durante o julgamento”.

O HMRC acrescenta que, em conjunto, estes 20 indivíduos “custaram aos contribuintes mais de 765 milhões de libras”, o equivalente a 978 milhões de euros.

Para além do nome e da foto, a lista dos “20 mais procurados” pelo fisco (disponível em flickr.com/photos/hmrcgovuk) também inclui minibiografias e descrições dos crimes de que são acusados.

A lista inclui tanto britânicos como indivíduos de outras nacionalidades.

O “número 1” da lista é Nasser Ahmed, um britânico condenado em 2005 por acusações de uma fraude fiscal envolvendo o IVA, que ascendia a cerca de 200 milhões de euros. Segundo o fisco britânico, Ahmed encontra-se agora “no Paquistão ou no Dubai”.

Em Portugal, a Autoridade Tributária publica regularmente uma lista dos maiores devedores ao fisco e à Segurança Social. Esta lista não inclui contudo fotos nem outros dados identificativos dos devedores (cidadãos e empresas), para além do nome e de um valor indicativo do montante em dívida.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados