Açoriano Oriental
Fevereiro foi o mês mais chuvoso dos últimos 24 anos
O mês de fevereiro foi o mais chuvoso dos últimos 24 anos no Continente e no Funchal registaram-se os valores mais elevados desde 1865, segundo o Instituto de Meteorológica (IM).

Autor: Lusa/AO On Line

No relatório do clima de fevereiro, o IM refere que a passagem de várias depressões com superfícies frontais associadas contribuiu para a classificação climatológica deste mês "como muito chuvoso".

No Continente, a quantidade de precipitação foi superior ao valor médio de 1971-2000, com uma anomalia de mais 70 milímetros, o que coloca fevereiro como o mais chuvoso dos últimos 24 anos, adianta o IM.

O último mês de fevereiro foi marcado por "elevadas quantidades de precipitação" ocorridas, em particular na Madeira, onde se registaram valores diários de precipitação, no Funchal, de 144,3 milímetros no dia 20 e 129 milímetros a 02.

O IM destaca que a precipitação que caiu no dia 20 representou o maior valor registado num dia desde 1920.

Em termos mensais, registaram-se 458,7 milímetros de precipitação no Funchal, valor que é quase sete vezes superior ao valor médio deste mês, correspondendo ao valor mais elevado desde 1865, ano de início dos registos.

Nos Açores também se observaram valores de precipitação bastante "superiores aos valores normais" em todos os Grupos, cerca de duas vezes superiores nas Flores, Horta, Ponta Delgada e Santa Maria.

O valor de precipitação registado nas Flores corresponde ao segundo mais alto desde 1970, adianta o IM.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados