Açoriano Oriental
Festival de Veneza abre hoje e vai estrear novo filme de Manoel de Oliveira
A nova curta-metragem do realizador Manoel de Oliveira, "O Velho do Restelo", vai ser exibida fora de competição no Festival Internacional de Cinema Veneza, que começa esta quarta-feira, com o filme "Birdman", de Alejandro González Inarritu.
Festival de Veneza abre hoje e vai estrear novo filme de Manoel de Oliveira

Autor: Lusa/AO Online

 

"O Velho do Restelo" vai ser exibido em estreia mundial na seleção oficial, fora de competição, do mais antigo certame internacional dedicado ao cinema, que decorrerá em 71.ª edição até 06 de setembro de 2014, dia em que encerra com o filme "The Golden Era", de Ann Hui.

Nesta edição, vão receber Leões de Ouro de carreira o documentarista norte-americano Frederick Wiseman, realizador de "Domestic Violence" e "Missile", e a montadora Thelma Schoonmaker, colaboradora de longa data de Martin Scorsese, responsável pela edição de filmes como "Raging bull", "Goodfellas", "A idade da inocência" ou "O lobo de Wall Street".

Manoel de Oliveira - que recebeu um Leão de Ouro de carreira em Veneza, em 2004 - reúne, neste novo filme, num banco de jardim do século XXI, várias personagens e escritores históricos: Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões, o poeta Teixeira de Pascoaes e o romancista Camilo Castelo Branco.

Os atores são Luís Miguel Cintra (Camões), Ricardo Trepa (Dom Quixote), Diogo Dória (Teixeira de Pascoaes) e Mário Barroso (Camilo Castelo Branco).

Na equipa técnica estão colaboradores de longa data de Manoel de Oliveira: Renato Berta, na fotografia, Henri Maïkoff, no som, Christian Marti, na decoração, Adelaide Trêpa, no guarda-roupa, e Valérie Loiseleux, na montagem.

O novo filme do cineasta português de 105 anos é uma produção de O Som e a Fúria em coprodução com a distribuidora Francesa Epicentre Films, entidade que distribui os filmes de Oliveira em França, desde "Cristóvão Colombo, O Enigma" (2008).

A rodagem teve início em abril deste ano, no Porto, cidade onde o cineasta nasceu, em 1908, tendo criado até hoje mais de três dezenas de filmes.

Na edição deste ano do festival de Veneza vão competir, entre outros filmes, "Anime Nere", de Francesco Munzi, "Le Dernier Coup de Marteau", de Alix Delaporte, "Tales", de Rakhshan Bani-E'temad, "Il Giovane Favoloso", de Mario Martone, e "Good Kill", de Andrew Niccol.

O júri desta edição do Festival de Cinema de Veneza é presidido por compositor Alexandre Desplat.



  

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados