Açoriano Oriental
Festival de Folclore do Porto Formoso reforça vertente internacional

Seis grupos, quatro deles oriundos da Argentina, Havai, Espanha e Índia, participam sábado na 13.ª edição do Festival de Folclore do Porto Formoso, na Ribeira Grande, que pretende reforçar a aposta na sua internacionalização.

Festival de Folclore do Porto Formoso reforça vertente internacional

Autor: Lusa/AO online


"Estamos a apostar cada vez mais na internacionalização do festival. Tem havido sempre a presença de dois grupos internacionais e, este ano, apostou-se em quatro", disse à agência Lusa José Maria Cabral, da organização do evento, o Grupo Folclórico do Porto Formoso, que também integra a iniciativa.

O responsável, que adiantou que participa ainda como convidado o Grupo Folclórico do Livramento, do concelho de Ponta Delgada, referiu que este ano a novidade é a mudança de lugar da realização do festival, que vai ter lugar no porto da freguesia.

"Cada vez mais queremos acentuar estas raízes com a ligação ao porto. Pretende-se também fazer uma homenagem a todos os pescadores da freguesia", declarou José Maria Cabral.

A freguesia do Porto Formoso fica situada sobre a orla costeira norte da ilha de São Miguel e a sua organização quer "apostar no enquadramento paisagístico que o local oferece como forma de melhor promover a imagem turística da localidade e do concelho".

O responsável considerou que foi inevitável mudar o espaço para a realização do festival de folclore face à adesão das pessoas, que "tem vindo a aumentar de ano para ano".

Na apresentação pública do evento, no Porto Formoso, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande afirmou que a 13.ª edição do festival confirma o "crescimento" que a iniciativa tem vindo a adquirir ao longo dos últimos anos, corolário do "bom trabalho que a organização tem vindo a realizar na projeção do mesmo além-fronteiras.

Alexandre Gaudêncio, citado por uma nota de imprensa, declarou que o grupo folclórico do Porto Formoso "organiza um evento que ganha dimensão a cada ano que passa", sendo "isso mesmo visível pelo número crescente de grupos estrangeiros que marcam presença no festival".

Na noite de sexta-feira, os grupos participantes vão desfilar na rua direita da Ribeira Grande e dançar no largo Hintze Ribeiro, animação inserida no programa deste ano das Noites de Verão do município.

A freguesia do Porto Formoso é também conhecida pelas duas fábricas de chá que possui, sendo o único sítio na Europa onde este é produzido.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados