Açoriano Oriental
Festival dá a provar melão de Alpiarça
O sétimo Festival do Melão vai realizar-se de sexta-feira a domingo no Parque do Carril, em Alpiarça, num evento que reforça este ano a valorização deste produto local como elemento de atração turística.

Autor: Lusa/AO online

 

Promovido pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Alpiarça, o certame inclui este ano o programa “Um dia em Alpiarça”, que passa por uma visita a um meloal e degustação da fruta no local, “potenciando a vertente experimental da visita”, seguida de um almoço num restaurante do concelho e da visita a locais turísticos como a Reserva Natural do Cavalo do Sorraia e a Casa dos Patudos.

O presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Pereira, disse à Lusa que o programa tem tido uma adesão “muito positiva” por parte dos visitantes, cumprindo o objetivo de dar a conhecer a produção local e o que de mais significativo existe no concelho, além de decorrer ao longo do ano, contrariamente a iniciativas de divulgação anteriores que se focavam no Festival do Melão (com ações em Lisboa, em praias, junto de automobilistas).

O evento volta a ter, na sexta-feira, no polo enoturístico da Casa dos Patudos, o já tradicional concurso de melão e melancia de Alpiarça, com elementos da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, da Escola Superior Agrária de Santarém, da Confederação de Jovens Agricultores e representantes de produtores de melão e do município a escolherem os que serão premiados.

Mário Pereira disse à Lusa que, apesar de este ano a colheita ter sido mais tardia e ter havido uma redução da produção devido às condições climatéricas, “a qualidade é boa” e o preço “é razoável”.

No sábado, repete-se uma iniciativa iniciada em 2015 que visa “reavivar costumes e tradições de Alpiarça, através da degustação de comida tradicional confecionada localmente”.

O “Comeres da Nossa Terra” vai decorrer “sob a proteção de um acolhedor sombreiro, com rama de eucalipto, uma imagem de marca das searas de melão tão marcantes para os alpiarcenses”, dando a degustar “uma comida da época” feita a partir de dois elementos, um da terra, o tomate, e outro do mar, o bacalhau, numa caldeirada cozinhada a fogo de lenha.

A refeição é completada com entradas de pão caseiro, chouriço e farinheira, sobremesas de arroz doce e, naturalmente, melão e com o vinho produzido pela cooperativa AgroAlpiarça.

O evento conta com um programa de animação, que inclui um baile com o artista local Paulo Canavarro, seguido da atuação dos DJ Big F e Waiser (sexta-feira), uma mostra de folclore e um espetáculo com a Bandinha da Alegria (sábado), encerrando com um espetáculo com o grupo Chave D’Ouro.

Do programa desportivo fazem parte o ‘trail’ “Trilho do Melão”, organizado pelo Clube Desportivo Águias, que se realiza sábado, decorrendo no domingo uma prova em contra relógio por equipas, cicloturismo “na Terra do Melão”, organizada pelos 100% TT de Alpiarça, e um passeio de carros antigos.

Uma recolha de sangue (sábado) e um “piquenique em família”, no domingo, com “muitas atividades e muitas surpresas”, como passeios de barco, provas de melão e melancia, jogos tradicionais, insufláveis, atividades de ‘outdoor’ e um ‘showcooking’ de comida saudável para as crianças com a nutricionista Sara Pinhão são outras atividades previstas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados