Açoriano Oriental
Festival Byonritmos espera mais de 4.000 participantes
A sétima edição do festival "Byonritmos", em Baião, que se realiza de 5 a 7 de agosto, espera duplicar o número de participantes face a 2011, ultrapassando os 4.000, incluindo centenas de galegos, revela a organização.

Autor: Lusa/AO online

“O nosso festival tem uma identidade muito própria, voltada para a diversidade e sustentabilidade. Por isso, ganha cada vez mais participantes, vindos de dezenas de países”, afirmou à Lusa o músico Vasco Monterroso, ligado à organização.

À espera dos participantes está uma área com cerca de dois hectares, junto à praia fluvial da Fraga (rio Ovil), preparada para acolher cerca de 2.000 tendas de campismo.

“Aqui haverá todas as condições para os campistas se divertirem e fruírem da natureza, num espírito de partilha muito próprio deste festival”, explicou Vasco Monterroso.

Em relação ao ano passado, além de o programa ter mais um dia do que em 2011, a organização reforçou as atividades que procuram atrair “mais famílias inteiras” ao festival.

Haverá, segundo a organização, um “espaço muito especial para as famílias”, com silêncio garantido, e várias atividades direcionadas para as crianças.

“Queremos cada vez mais um festival para todas as idades, todas as gerações”, sublinhou.

Vasco Monterroso assinala que a maioria das pessoas participa nos três dias do evento, participando em 28 oficinas de atividades e 10 concertos musicais.

“Cultura tradicional, associada à sustentabilidade, à gastronomia, à dança, à tradição de uma região tão bonita como Baião” é, de acordo com os organizadores, algo que "agrada imenso" a um público com "características muito próprias" que participa no "Byonritmos".

“Aqui ninguém suja nada. Toda a gente trabalha na manutenção do festival”, observou.

Bailes tradicionais, oficinas alternativas, de instrumentos e de danças, passeios pedestres e feira de artesanato são, para além dos concertos, as atividades que a organização destaca.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados