Açoriano Oriental
Festa de Música Tecno acaba com 19 mortes
Pelo menos 19 pessoas morreram e 342 ficaram feridas devido ao pânico que se gerou hoje entre a multidão que procurava chegar à “Love Parade”, em Duisburgo, de acordo com o último balanço da polícia alemã.

Autor: Carmo Rodeia

“É uma das maiores tragédias da nossa cidade”, afirmou um porta-voz da autarquia, Kopatscek, já ao fim da noite, e depois de os socorristas terem conseguido fazer um balanço do que tinha acontecido junto a um túnel que dava acesso àquele que é o maior espetáculo de música «techno» do mundo, que atraiu 1,4 milhões de pessoas.

De acordo com a polícia, 16 pessoas morreram no local, enquanto que as restantes três acabaram por falecer devido a ferimentos, mas as autoridades não quiseram, para já, avançar com mais pormenores sobre o grau de gravidade dos 342 feridos.

Durante a noite, quando o número de feridos ascendia a 100, a polícia indicou que 45 estavam em situação muito grave.

A maioria das vítimas tentou subir pelas barreiras de segurança junto ao túnel, para tentar atalhar caminho para o recinto da “Love Parade” e caiu de uma altura de oito a nove metros.

O presidente da câmara de Duisburgo, Adolf Sauerland, rejeitou acusações de falha no sistema de segurança.

O autarca garantiu que “só foi permitido o acesso ao túnel de um número de pessoas que a passagem comportava, mas as pessoas morreram quando tentaram trepar as vedações de segurança e caíram de grande altura”.

Testemunhas oculares disseram a repórteres presentes no local que houve “cenas horrorosas”, com uma multidão concentrada junto ao túnel.

“As pessoas caíam, mas a polícia enviava cada vez mais gente para o túnel, de um lado e do outro, e quem caía era espezinhado”, disse um dos entrevistados pela televisão pública ARD.

Os primeiros socorristas a chegar ao local não conseguiam chegar às vítimas, devido à multidão.

Em conferência de imprensa, o responsável pela segurança da autarquia local, Wolfgang Rabe, desmentiu os relatos de que terá havido pânico no interior do túnel, que tem duas faixas de rodagem de cada lado e passeios para peões, atribuindo a tragédia ao facto de várias pessoas terem subido as vedações.

O ministro do Interior da Renânia, Ralf Jaeger, anunciou que a polícia já iniciou as investigações no local, esperando que as causas do incidente estejam esclarecidas nos próximos dias, em linha com o apelo do presidente alemão, Christian Wulff, ao completo esclarecimento do ocorrido.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também já expressou, através de um comunicado, a sua profunda consternação pelo ocorrido.

Mais de 1200 polícias foram enviados para a zona, para tentar controlar a situação, que se tratou do primeiro acidente mortal na história da “Love Parade”, que acontece anualmente desde 1989, depois de os organizadores terem decidido não interromper a “Love Parade”, para evitar que a multidão abandonasse precipitadamente o recinto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados