Eleições Legislativas
Ferreira Leite mantém suspense sobre listas em nome da "responsabilidade"
A presidente do PSD manteve esta terça-feira o suspense sobre as listas de candidatos para as eleições legislativas, recusando comentar a noticiada inclusão de arguidos entre os escolhidos até à reunião do Conselho Nacional "laranja".
Autor: Lusa / AO online
"Não comento nenhum aspecto de listas a não ser logo, no Conselho Nacional. A Comunicação Social tem a sua própria responsabilidade e eu tenho a minha. Não viro a cara a nada do que é uma responsabilidade", afirmou Manuela Ferreira Leite, após visita demorada às instalações centrais da Polícia Judiciária, em Lisboa.
Segundo a imprensa de hoje, Helena Lopes da Costa e António Preto, ambos arguidos em processos judiciais, respectivamente por alegados abuso de poder e por fraude fiscal e falsificação, farão parte dos escolhidos para integrar o rol de candidatos do PSD à Assembleia da República nas eleições de 27 de Setembro.
Um dia depois de o presidente da Câmara Municipal de Oeiras e militante social-democrata suspenso, Isaltino Morais, ter sido condenado a sete anos de prisão e perda de mandato, no âmbito do processo relacionado com contas bancárias na Suíça, a líder social-democrata reservou o assunto para a reunião do Conselho Nacional do partido, esta noite, na sede lisboeta da Lapa.
O antigo presidente do PSD, Marques Mendes, classificou domingo, em entrevista à Agência Lusa, como "uma vergonha" para a democracia e uma "atitude chocante" para o comum dos cidadãos que políticos acusados, pronunciados ou condenados judicialmente por crimes graves - como corrupção - "possam impunemente ser candidatos a eleições".
Entretanto, Ferreira Leite mostrou-se disponível para todas as iniciativas que tragam "maior transparência à vida política", embora reservando-as para depois do período eleitoral.
