Açoriano Oriental
Rio2016
Fernando Pimenta e Nelson Évora apontam às medalhas
O canoísta Fernando Pimenta, em K1 1.000 metros, e Nelson Évora, no triplo salto do atletismo, apontam às medalhas na jornada de hoje dos Jogos Olímpicos Rio2016, tentando dar sequência ao bronze da judoca Telma Monteiro.
Fernando Pimenta e Nelson Évora apontam às medalhas

Autor: Lusa/AO Online

 

No que se perspetiva com o grande dia de Portugal no Rio de Janeiro, Fernando Pimenta e Nelson Évora procuram as segundas medalhas da carreira, depois da prata do canoísta em Londres2012, em K2 1.000 metros, ao lado de Emanuel Silva, e do título olímpico do saltador em Pequim2008.

Caso voltem a conquistar um pódio, Évora e Pimenta entram no restrito lote de atletas com dois ‘metais’, juntando-se aos fundistas Carlos Lopes (ouro em 1984 e prata em 76), Rosa Mota (ouro em 1988 e bronze em 84) e Fernanda Ribeiro (ouro em 1996 e bronze 2000) e a Luis Mena e Silva, do equestre (bronzes em 1936 e 48).

Quanto a Portugal, igualaria o seu recorde de três medalhas numa edição, conseguidas em 1984, todas no atletismo (Carlos Lopes, Rosa Mota e António Leitão), e 2004, pelos atletas Francis Obikwelu e Rui Silva e o ciclista Sérgio Paulinho.

No caso de chegar ao título, Nelson Évora tornar-se-ia o primeiro bicampeão olímpico de Portugal, ‘deixando para trás’ Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, enquanto Fernando Pimenta seria o primeiro sem ser do atletismo a chegar ao ouro.

Na segunda-feira, o ‘capitão’ da equipa de atletismo do Benfica foi o quarto na qualificação do triplo, com 16,99 metros, enquanto o canoísta de Ponte de Lima foi o melhor das eliminatórias e o segundo da sua meia-final.

A final de Nelson Évora começa às 09:50 locais (13:50 em Lisboa), no Estádio Olímpico, no ‘Engenhão’, enquanto a regata decisiva de K1 1.000 metros arranca às 10:12 (14:12) de terça-feira, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Além dos dois candidatos ao pódio, destaque para os velejadores Jorge Lima e José Costa, que, em 49er, tentam ser os primeiros representes lusos a atingir a ‘Medal Race’, o que João Rodrigues (RS:X), por um lugar, ao ser 11.º, Gustavo Lima (Laser) e Sara Carmo (Laser Radial) não conseguiram.

A dupla de 49er parte para as três últimas regatas, de acesso à das medalhas, no 13.º posto, mas apenas a dois pontos da dupla brasileira, que segue em 10.º lugar.

Por seu lado, a cavaleira Luciana Diniz tenta garantir um lugar na terceira ronda de qualificação de saltos de obstáculos, depois de ter aberto a competição com oito pontos de penalização, a exemplo que sucedeu em Londres2012, onde foi 17.ª.

A sessão lusa abre com a final B de K1 200 metros, na qual participa Francisca Laia, enquanto, pouco depois, Maria Leonor Tavares e a recordista nacional Marta Onofre iniciam a qualificação do salto com vara.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados