Fernando Gomes vai estar na Gala da UEFA e espera que Ronaldo ganhe o prémio

Fernando Gomes vai estar na Gala da UEFA e espera que Ronaldo ganhe o prémio

 

Lusa/AO online   Futebol   28 de Ago de 2012, 18:20

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, vai marcar presença quinta-feira na Gala para a entrega do prémio do melhor futebolista da UEFA em 2011/20112, que espera seja entregue a Cristiano Ronaldo

"Espero que o Cristiano Ronaldo ganhe o prémio. Penso que, pelo que fez na época passada ao serviço da seleção e do Real Madrid, o merece inteiramente", disse hoje à agência Lusa Fernando Gomes, antes da partida para o Mónaco, onde também vai assistir sexta-feira o Chelsea-Atlético de Madrid, da Supertaça Europeia.

Os três finalistas para a conquista do troféu de melhor jogador do ano da UEFA são Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Lionel Messi e Andrés Iniesta, ambos do FC Barcelona, que se submeterão a uma eleição por parte de 53 jornalistas em representação de cada uma das federações filiadas na UEFA.

O argentino marcou ao serviço do FC Barcelona, na época passada, 50 golos na Liga espanhola, 14 na Liga dos Campeões, três na Taça do Rei, três na Supertaça espanhola, um na Supertaça europeia e dois no Mundial de Clubes, perfazendo um total impressionante de 73 golos. A estes ainda acrescem mais seis em jogos oficiais pela seleção argentina e um num particular.

Cristiano Ronaldo marcou 46 golos na Liga espanhola, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça do Rei e um na Supertaça espanhola, o que perfaz um total de 60, aos quais se podem acrescentar mais seis em jogos oficiais pela seleção portuguesa e oito em particulares.

O português venceu a Liga espanhola pelo Real Madrid, enquanto o argentino ganhou, pelo FC Barcelona, a Taça do Rei, a Supertaça espanhola, a Supertaça europeia e o Mundial de clubes, troféus também conquistados pelo seu colega Iniesta, que aos mesmos juntou a conquista do Euro2012, ao serviço da seleção espanhola.

Na temporada anterior foi Lionel Messi a ganhar a primeira edição deste prémio da UEFA, sendo que a presente edição repete dois dos então eleitos, precisamente o argentino e Cristiano Ronaldo, tendo como novidade a entrada do espanhol Iniesta – há um ano ficou à porta do trio de finalistas ao quedar-se no quarto lugar na votação –, em detrimento do seu colega Xavi Hernández.

Fábio Coentrão e Pepe, internacionais portugueses e colegas de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, também figuraram na lista inicial de 32 candidatos ao prémio 2011/2012, mas ficaram fora dos 10 mais votados.

Na lista entre o quarto e o décimo classificados constam mais dois jogadores do Real Madrid, o guarda-redes Iker Casillas (sexto) e Mesut Ozil (décimo) e mais um do FC Barcelona, Xavi Hernández.

Nesta lista entra, também, o internacional colombiano Falcão, ex-jogador do FC Porto, que venceu duas edições consecutivas da Liga Europa, uma pelos “dragões” e outra pelo Atlético de Madrid, e que volta a entrar no “top 10” desta votação, na nona posição, depois ter sido sexto na época anterior.

O vencedor será anunciado na gala da UEFA, na quinta-feira, a decorrer em Monte Carlo, véspera da partida da Supertaça Europeia entre os vencedores das últimas edições da Liga dos Campeões e da Liga Europa, Chelsea e Atlético de Madrid, respetivamente.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.