Açoriano Oriental
Feriados religiosos também serão repostos este ano
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou hoje que os feriados religiosos serão repostos este ano, ao mesmo tempo que os feriados civis.
Feriados religiosos também serão repostos este ano

Autor: Lusa/AO Online

 

"Logo que a decisão sobre a reposição dos feriados civis esteja feita em Portugal, o ministério dos Negócios Estrangeiros, que é o organismo responsável, trocará, em nome do Estado português, com a Santa Sé, notas verbais que reporão os feriados religiosos em 2016. Portanto, os feriados religiosos serão repostos ao mesmo tempo que os feriados civis", disse o ministro à margem da sessão de abertura do Seminário Diplomático, que decorre hoje em Lisboa.

Em declarações aos jornalistas, o governante recordou que a reposição dos feriados civis este ano consta do programa do Governo e, como tal, "não faria sentido que não se repusesse ao mesmo tempo os feriados religiosos".

A reposição dos feriados religiosos não é feita pelo parlamento, mas em sede de negociação entre o Estado português e a Santa Sé, que é conduzida pelo ministério dos Negócios Estrangeiros, indicou.

O chefe da diplomacia portuguesa explicou que o regresso dos feriados religiosos retirados em 2013 - o de Corpo de Deus (feriado móvel) e o de Todos os Santos (01 de novembro) - envolve um procedimento que é "a coisa mais simples de se fazer".

"A partir do momento em que o parlamento decida repor os feriados civis, nós trocaremos notas verbais com a Santa Sé para repor, ao mesmo tempo, os feriados religiosos. O mesmo procedimento que foi usado para suspender até 31 de dezembro deste ano dois dos feriados religiosos, que é a troca de notas verbais entre o Estado português e a Santa Sé, será usado agora para repor os feriados", explicou Santos Silva.

Na prática, trata-se "apenas de antecipar a reposição em um ano, visto que nos termos acordados, a partir de 01 de janeiro de 2017, os feriados religiosos seriam retomados, ou reexaminados", acrescentou.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados