Açoriano Oriental
Feira Agrícola dos Açores arranca na sexta-feira no Pico
A edição de 2016 da Feira Agrícola dos Açores tem início na sexta-feira, na ilha do Pico, com o objetivo de "mostrar o que de melhor se produz" no setor, disse o secretário regional da Agricultura.
Feira Agrícola dos Açores arranca na sexta-feira no Pico

Autor: Lusa/AO online

"A Feira Açores, promovida pelo Governo Regional, vai seguir na generalidade o formato habitual, realizando-se este ano no Pico, sendo a segunda edição que tem lugar na ilha depois de ter sido lá organizada em 2011", declarou Luís Neto Viveiros.

O governante afirmou que se pretende com este evento anual, que termina no domingo, "mostrar o melhor que se produz nos Açores em termos agrícolas e em todas as atividades ligadas à agricultura".

Neto Viveiros referiu que o executivo regional tem nesta iniciativa como parceiros a Associação Agrícola da Ilha do Pico e a Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico, contando com o apoio da Câmara Municipal das Lajes do Pico, concelho onde se realiza a feira, e da Associação Ponta da Ilha, que assegura as atividades equestres.

O secretário regional destacou que, sendo o evento realizado no Pico, pretende-se promover um conjunto de atividades relacionadas com a produção de vinho, a par dos concursos de gado bovino, de carne e de leite, e uma série de iniciativas na área da diversificação agrícola, como a horticultura e o mel, entre outros produtos.

A ilha do Pico é a maior produtora de vinho dos Açores, sendo a paisagem da cultura da vinha Património Mundial da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

O secretário regional da Agricultura e Ambiente está convicto que a feira vai gerar "muitos visitantes" e "muita participação", sendo esta também uma oportunidade para promover negócios e intercâmbios entre ilhas.

Neto Viveiros afirmou que a Direção Regional do Ambiente vai também participar no evento através do Parque Natural da Ilha do Pico, com um pavilhão próprio.

Ainda no âmbito da participação na feira desta direção regional, o responsável referiu que está prevista uma ação de sensibilização destinada à população relativa ao bom maneio dos resíduos, designadamente os de biomassa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados