Açoriano Oriental
Federação luso-canadiana quer criar rede para melhor integração da comunidade portuguesa
A nova presidente da Federação de Empresários e Profissionais Luso-canadianos (FPCBP) disse à Lusa que pretende estabelecer uma rede de contactos para que a comunidade portuguesa possa ter uma melhor integração na sociedade canadiana.
Federação luso-canadiana quer criar rede para melhor integração da comunidade portuguesa

Autor: AO/Lusa

 

"Há uma lacuna na comunidade portuguesa no estabelecimento de uma rede de contactos (networking). Temos de melhorar essa ligação, passando por uma reestruturação da direção, chamando sangue novo para a federação", afirmou à agência Lusa Michelle Jorge. 

A dirigente pretende também durante este mandato de um ano "unir a comunidade portuguesa", prometendo "juntar os profissionais e comerciantes", num trabalho mútuo de partilha de experiências para ajudar a "erguer a comunidade", pois só assim "poderá ser mais forte".

"Ao trabalharmos em conjunto, estamos também a pensar no futuro, proporcionando aos jovens lusodescendentes uma boa carreira profissional com cargos de topo nas principais companhias", realçou. 

Outra das metas que Michelle Jorge pretende almejar é discutir com os anteriores presidentes do executivo da FPCBP todo o "percurso que já foi efetuado pela associação e qual o caminho que deve seguir". 

A lusodescendente também explicou quais os motivos que a levaram a candidatar-se ao cargo.

"Cheguei a uma altura na carreira profissional que tinha que dar um contributo à comunidade portuguesa. Há muito trabalho pela frente, mas estou cá porque gosto imenso de estar envolvida com a comunidade", sublinhou. 

Michelle Furtado Jorge nasceu em Toronto há 38 anos, foi eleita presidente da Federação de Empresários e Profissionais Luso-canadianos no dia 31 de maio. Há 12 anos que exerce advocacia especializada em acidentes pessoais. É filha de emigrantes da Ponta da Fajã Grande, concelho das Lajes (Flores), e residiu dos quatro aos nove anos nos Açores. 

Integra também a direção do Conselho do Ontário de Trial Lawyers, uma "experiência positiva" que espera "transmitir para a federação". 

A FPCBP foi criada em dezembro de 1981 e representa empresários e profissionais de vários setores de atividade na Grande Área de Toronto (GTA) e sul da província do Ontário.

Oficialmente, há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá (censos 2011), mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que entre 60% a 70% sejam de origem açoriana.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados