Açoriano Oriental
Federação das Pescas aplaude descida do gasóleo para a pesca artesanal nos Açores
A Federação das Pescas dos Açores considerou que a descida do preço do gasóleo para a frota de pesca artesanal, que entrou hoje em vigor, constitui uma medida que "pode atenuar a crise que se vive no setor".
Federação das Pescas aplaude descida do gasóleo para a pesca artesanal nos Açores

Autor: LUSA/AO online

O preço do gasóleo para a pesca artesanal é, desde hoje, equiparado ao da frota cabinada, o que representa uma descida de cerca de dez cêntimos por litro, medida justificada pelo Governo dos Açores com as "dificuldades que muitos armadores estão a sentir neste momento”.

Em comunicado, o presidente da Federação das Pescas, Gualberto Rita, congratula-se com a medida, alegando que o organismo “já tinha solicitado ao Governo Regional a criação de um mecanismo de apoio ao gasóleo para a pesca local”, por ser "uma medida que pode atenuar a crise que se vive no setor da pesca", devido "aos períodos excecionalmente prolongados de mau tempo" nos últimos anos e à “diminuição da ocorrência de algumas espécies emblemáticas para a pesca na região".

Na sexta-feira, o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, adiantou que a medida vai beneficiar cerca de 350 embarcações, o que representa mais de metade da frota de pesca açoriana.

Fausto Brito e Abreu explicou na ocasião que a forma como o novo apoio é concedido vem “desburocratizar o apoio que antigamente existia, sendo agora reposto com melhorias”.

A Federação das Pescas acrescenta que este apoio "terá particular impacto na ilha de São Miguel, que, por razões de gestão, suspendeu a pesca dirigida ao goraz para as embarcações que estão a pescar para o monte".

O presidente da Federação das Pescas referiu, no entanto, que "os pescadores açorianos aguardam pelo pagamento do Plano de Compensação dos Custos Suplementares para os produtos da pesca nos Açores, designado por POSEI-PESCAS".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados