Açoriano Oriental
FC Porto e Sporting jogam cartada decisiva com o Benfica na expectativa

O líder FC Porto e o perseguidor Sporting jogam na sexta-feira uma cartada decisiva na luta pelo título português de futebol, ao defrontarem-se no Estádio do Dragão, na 25.ª jornada, sob o olhar atento do tetracampeão Benfica.

FC Porto e Sporting jogam cartada decisiva com o Benfica na expectativa

Autor: Lusa/AO online

Com cinco pontos de vantagem sobre os rivais lisboetas, a equipa portuense dispõe de uma margem de segurança que falta aos ‘leões’, aos quais, até um empate pode ser comprometedor para a concretização do grande objetivo de voltar a sagrar-se campeão, o que já não acontece desde 2002.

Para o Benfica, que no dia seguinte recebe o Marítimo, o melhor resultado do ‘clássico’ talvez passe por um empate, na medida em que lhe permitiria reduzir para três pontos o atraso para o FC Porto – passando a estar dependente apenas dos seus resultados - e distanciar-se do Sporting.

Na perspetiva do comandante da prova, que atravessa o maior ‘jejum’ desde que Pinto da Costa assumiu a presidência, o triunfo sobre a equipa de Alvalade elimina, praticamente, um dos candidatos ao título e mantém o outro, pelo menos, à mesma distância, a nove rondas do fim da I Liga.

Um triunfo no Estádio do Dragão relançará a candidatura ‘leonina’, mas para isso a equipa treinada por Jorge Jesus terá de ultrapassar a possível ausência do seu melhor marcador, o holandês Bas Dost, autor de 20 golos na prova, lesionado, e de Gelson, o seu elemento mais criativo, suspenso.

Naquela perspetiva, Sérgio Conceição é um técnico com mais problemas para resolver: às lesões dos influentes Alex Telles, Ricardo, Danilo, Corona – a situação menos grave – e Aboubakar, juntou-se a de Soares, substituto do camaronês, que marcou sete golos nos últimos quatro jogos na I Liga.

Além de ter clara vantagem no histórico de confrontos em casa (45 vitórias, 24 empates e 14 derrotas), o momento de forma dos dois clubes também favorece os ‘dragões’, que segue de goleada em goleada, enquanto o Sporting apenas venceu os dois últimos jogos no campeonato no período de compensação.

Depois de o Sporting ter vencido o primeiro ‘round’, ao eliminar o FC Porto na caminhada para a conquista das sua primeira Taça da Liga, os portistas estão em melhor posição para se imporem nos seguintes, tanto na I Liga, como na Taça de Portugal, na qual bateram a equipa lisboeta por 1-0, na primeira mão das meias-finais.

O Benfica, que tem alterando triunfos robustos com outros muito sofridos, espera poder capitalizar o duelo entre os rivais – no qual a vitória do FC Porto é o resultado menos positivo - quando receber no sábado o Marítimo, com o qual empatou 1-1 na primeira volta.

A equipa treinada por Rui Vitória, que procura conquistar um inédito ‘penta’, continua privada dos lesionados Salvio e Krovinovic, mas conta com a capacidade goleadora do brasileiro Jonas, melhor marcador da prova, com 27 golos, mais sete do que Bas Dost e do que o maliano Marega (FC Porto).

Tranquilo no quarto lugar, o Sporting de Braga desloca-se ao estádio do Estoril Praia, 16.º classificado e primeira equipa acima da zona de despromoção, cuja luta envolve várias equipas, duas das quais medem forças no domingo, o lanterna-vermelha Moreirense e o Paços de Ferreira, 14.º colocado, em igualdade com ‘canarinhos’ e Vitória de Setúbal.

Os sadinos recebem o Rio Ave, que procura consolidar o quinto lugar e espera que isso lhe proporcione um lugar na próxima edição da Liga Europa, mantendo-se sob a ameaça do Desportivo de Chaves, sexto, que se desloca ao estádio do Tondela.

Ainda com possibilidade de sonhar com o quinto lugar está o Boavista, sétimo posicionado, em igualdade com o Marítimo, que visita no domingo o Feirense, penúltimo, com a ronda a encerrar na segunda-feira com o embate entre Desportivo das Aves e Portimonense.

Programa da 25.ª jornada da I Liga:

- Sexta-feira, 02 mar:

FC Porto – Sporting, 20:30 (Sport TV)

- Sábado, 03 mar:

Feirense – Boavista, 16:00 (Sport TV)

Benfica – Marítimo, 18:15 (BTV)

Estoril Praia - Sporting de Braga, 20:30 (Sport TV)

- Domingo, 04 mar:

Tondela - Desportivo de Chaves, 11:15 (Sport TV)

Moreirense - Paços de Ferreira, 16:00 (Sport TV)

Vitória de Setúbal - Rio Ave, 18:00 (Sport TV)

Vitória de Guimarães – Belenenses, 20:15 (Sport TV)

- Segunda-feira, 05 mar:

Desportivo das Aves – Portimonense, 20:00 (Sport TV)


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados