Açoriano Oriental
Família da vítima mortal em acidente em São Roque do Pico recebeu indemnização
A família do passageiro do barco da Transmaçor que morreu após ser atingido por um cabeço de amarração no porto de São Roque do Pico, Açores, foi indemnizada em 300 mil euros, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo.

Autor: Lusa/AO Online

“A Transmaçor e a Portos dos Açores liquidaram em outubro 300 mil euros à família”, afirmaram as mesmas fontes.

A Transmaçor era uma das empresas públicas açorianas que assegurava o transporte marítimo de pessoas e viaturas no arquipélago, entretanto fundida na Atlânticoline, e a empresa proprietária no navio envolvido neste acidente mortal.

O acidente ocorreu a 14 novembro de 2014, depois de um passageiro ter sido atingido por um cabeço de amarração que rebentou, no porto de São Roque, quando o navio "Gilberto Mariano", que faz ligações entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, se encontrava em manobras de atracagem, explicou na ocasião o capitão do Porto da Horta, Diogo Vieira Branco.

"Um dos cabeços de amarração partiu e foi projetado para o interior do navio, vindo a atingir um dos passageiros", referiu o responsável.

Além deste acidente, dias antes, no porto da Madalena, igualmente na ilha do Pico, dois cabeços de amarração rebentaram durante a atracagem com o "Mestre Simão", o navio gémeo do "Gilberto Mariano", obrigando a deslocar temporariamente a operação de transporte marítimo de passageiros para o cais da gare antiga.

Na sequência destes acidentes, foi criada uma comissão de inquérito aos transportes marítimos no parlamento dos Açores, por proposta do PSD.

No depoimento feito por escrito à comissão, recebido na Assembleia Legislativa na segunda-feira, o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, garantiu que “ambas as empresas assumiram a responsabilidade pelo pagamento dos danos de natureza civil resultantes do acidente, tendo já liquidado a indemnização convencionada com a família do falecido”.

Este acidente motivou também a abertura de um inquérito pelo Ministério Público, que ainda decorre.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados