Extinção de espécies há 200 milhões de anos deveu-se a vulcões
22 de mar. de 2013, 10:12
— Lusa/AO Online
Os autores do estudo estimam que este desaparecimento massivo do fim do triásico ocorreu há 201.564.000 anos, precisamente no momento que uma série de vulcões entrou em erupção, alterando as condições climatéricas pela emissão de enormes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera.
Esta extinção abriu caminho ao advento dos dinossauros que dominaram o planeta durante 135 milhões de anos, antes do seu desaparecimento há 65 milhões de anos, sendo este atribuído à queda de um enorme asteroide que, por seu turno, alterou novamente o clima terrestre.
As estimativas anteriores deixavam uma margem de três milhões de anos entre o momento das erupções vulcânicas e a grande extinção do fim do triásico e as novas datações mais precisas das rochas confinam aquele período a 20 mil anos.
A camada de sedimentos correspondente ao período antes das erupções contém fósseis do triásico que estão completamente ausentes das camadas datadas após esse acontecimento, indicam os autores do estudo.
De acordo com os investigadores, este período poderá também oferecer um paralelo histórico com o atual rápido aquecimento do planeta provocado pela emissão de dióxido de carbono, a qual poderá ser fatal para as espécies mais vulneráveis e incapazes de se adaptar rapidamente.
“De certa forma, a extinção do fim do triásico tem semelhanças com o período que vivemos atualmente”, assinala Terrence Blackburn, da Instituição Carnegie, um dos co-autores do estudo.
Acrescenta que “a análise geológica deste período pode dar informações sobre o impacto nas temperaturas do globo e acidificação dos oceanos da duplicação, em pouco tempo, de dióxido de carbono na atmosfera, bem como as consequências para o ecossistema”.
As erupções vulcânicas ocorreram num período de 600 mil anos, durante o qual foram libertados cerca de 10,4 quilómetros cúbicos de lava.
Os investigadores analisaram amostras de basalto (rocha vulcânica) que encontraram na Nova Escócia (Canadá), Marrocos e nos arredores de Nova Iorque.
À época das enormes erupções existia apenas um vasto continente sobre a Terra.