Açoriano Oriental
Exposição “A rainha Santa Isabel e o culto ao Divino Espírito Santo” patente no Museu Vivo do Franciscanismo

O Museu Vivo do Franciscanismo, na Ribeira Grande, tem patente a exposição “A rainha Santa Isabel e o culto ao Divino Espírito Santo: o simbolismo da coroa”.


Exposição “A rainha Santa Isabel e o culto ao Divino Espírito Santo” patente no Museu Vivo do Franciscanismo

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

A mostra apresenta as diversas manifestações de devoção e fé ao Divino Espírito Santo, através da manufatura de coroas em diferentes materiais, nomeadamente prata, papel, madeira, linhas, tecidos e estanho, reflexo da criatividade da cultura popular, indica nota.


O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhado pelo vereador Filipe Jorge, presidiu à cerimónia de inauguração da exposição que contou com o apoio gracioso das irmandades, particulares, artesãos, fotógrafos e paróquias.


“Com os contributos que recebemos foi possível reunir um conjunto de coroas demonstrativas do elevado valor religioso, sentimental e artístico das mesmas, assim como das festividades em honra do Divino Espírito Santo”, salientou Alexandre Gaudêncio, citado na mesma nota.


O autarca acrescentou que “as festas do Divino Espírito Santo estabelecem uma ligação entre o sagrado e o profano e invocam a dimensão simbólica, patrimonial e tradicional deste culto, bem como a sua ligação à rainha Isabel de Aragão e à Ordem de São Francisco de Assis”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados