Exportações agrícolas crescem o dobro da média nacional

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, voltou esta sexta-feira a enaltecer o dinamismo desta atividade, assinalando que as exportações agrícolas estão a crescer o dobro da média nacional.


 

“As exportações nacionais cresceram cerca de 3% em geral e no setor agroalimentar cresceram 6,9%, mais do dobro da média do crescimento das exportações nacionais”, afirmou a ministra, após a inauguração de uma nova linha de produção da empresa Estevão Luis Salvador, sediada em Sintra.

“Isso mostra que este setor está muito dinâmico, muito vivo e estes bons exemplos que vimos aqui suportam esses números e permitem-nos continuar a pensar que este é um setor de futuro, não é de curto prazo, não é de moda”, acrescentou Assunção Cristas.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, as exportações de bens aumentaram 3,1% no trimestre terminado em abril, face ao período homólogo, tendo-se verificado uma redução do défice da balança comercial de 730,1 milhões de euros.

Assunção Cristas sublinhou que o Governo “tem um objetivo muito claro de eliminar o défice agroalimentar medido em valor”, o que significa que as exportações terão de compensar as importações.

“Isso está a ser conseguido. O ano passado conseguimos diminuir o défice agroalimentar e este ano, com certeza também vamos conseguir”, destacou a governante, salientando que “Portugal pode dar um bom contributo” para satisfazer as necessidades alimentares da população mundial que deve chegar aos 9,3 mil milhões em 2050.

A Estevão Luis Salvador é uma empresa industrial que exporta produtos da 5ª gama (sopas refrigeradas) para a Polónia e vende produtos da 4ª gama (sopas e saladas pré-preparadas) e a granel para os principais hipermercados nacionais, recorrendo essencialmente a fornecedores nacionais.

 

PUB