Açoriano Oriental
Ambiente
"Exploração sustentável" de aquíferos evita intrusão salina
O investigador da Universidade dos Açores José Virgílio Cruz defendeu esta segunda-feira uma "exploração sustentável" dos recursos de água subterrânea para evitar o risco de intrusão salina nos sistemas aquíferos, uma problemática que disse afectar algumas ilhas.
"Exploração sustentável" de aquíferos evita intrusão salina

Autor: Lusa / AO online
“A problemática já afecta alguns furos de captação de água subterrânea, essencialmente nas ilhas do Pico, S. Jorge, Graciosa e alguns locais da Terceira e S. Miguel. É um problema que já se coloca há algumas décadas e que está relacionado com a sobre exploração dos aquíferos”, afirmou José Virgílio Cruz.

O investigador do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores falava à margem da abertura do "XXI Salt Water Intrusion Meeting", que se iniciou esta segunda-feira em Ponta Delgada e onde se vai debater a gestão de aquíferos costeiros, ameaçados pela intrusão salina.

Segundo o investigador, os aquíferos são alimentados a partir de chuva, sendo que os técnicos recomendam um determinado volume de captação, mas para “suprir carências da população” aqueles parâmetros “são por vezes ultrapassados”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados