Açoriano Oriental
Europa vai pressionar Pequim para valorizar yuan contra o euro
A Europa deverá pressionar Pequim a valorizar o yuan contra o euro, argumentando que a diferença entre as duas moedas encarece as exportações europeias para a China e torna mais baratas as exportações chinesas para a Europa.

Autor: LUsa / Ao online
    A delegação europeia, liderada pelo primeiro-ministro português José Sócrates deverá aproveitar a Cimeira UE-China, que decorre na capital chinesa a 28 de Novembro, para pressionar Pequim a aumentar o valor do yuan contra o euro, que só no último ano desvalorizou 7 por cento contra a divisa europeia.

    A 27 de Novembro, véspera da cimeira, os mais altos responsáveis pela política monetária europeia - Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Juncker, presidente do grupo dos ministros das Finanças da Zona Euro, e Joaquín Almunia, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários - deslocam-se também a Pequim para pressionar a China a valorizar o yuan em relação ao euro.

    A par da valorização do yuan, a UE pretende ainda abrir mais os mercados chineses aos produtos e serviços europeus e reforçar a protecção dos direitos de propriedade intelectual das empresas europeias.

    A UE queixa-se de que, a juntar às dificuldades de entrada no mercado chinês, as empresas europeias têm de enfrentar um yuan que Pequim mantém a um nível artificialmente baixo, o que, segundo Bruxelas, contribui para um défice de 86 mil milhões de euros, só nos primeiros sete meses de 2007.

    De acordo com o comissário europeu do Comércio, Peter Mandelson, a China deveria "gerir melhor a sua divisa" para seu próprio bem e para reduzir o seu excedente comercial.

    O défice comercial, que Bruxelas inclui na lista dos "desequilíbrios globais", será assim também um dos temas quentes da Cimeira UE-China, tendo Peter Mandelson avisado no final da semana passada que a China poderá enfrentar barreiras à entrada de produtos chineses na Europa, caso Pequim não tome medidas para o reduzir.

    Mandelson afirmou que Bruxelas poderá ser obrigada a tomar medidas "anti-dumping" e, no limite, apresentar queixa à Organização Mundial de Comércio, em defesa do seu mercado, considerando esse défice comercial "insustentável", devido ao facto de crescer a um ritmo de 15 milhões de euros por hora.

    As declarações do comissário reflectem a tendência actual nas relações económicas entre Bruxelas e Pequim, em que a UE vem tomando atitudes cada vez mais vigorosas para a redução do défice, com Mandelson a dizer que o governo chinês precisa de reduzir as barreiras não-tarifárias à entrada de produtos europeus e a legislação que discrimina as empresas da União Europeia.

    Por sua vez, o governo chinês apelou na semana passada ao final das barreiras que proíbem a exportação para a China de artigos europeus de alta tecnologia, defendendo que tal medida reduzirá o défice da UE no comércio com a China.

    O governo chinês considera que o excedente da China não é desproporcionado, quando posto no contexto do comércio externo global com o seu país.

    Produtos como computadores ultra-rápidos e maquinaria de precisão são alguns dos produtos de alta tecnologia que a China não pode importar da UE, sendo necessárias autorizações especiais.

    Em declarações à Lusa, analistas chineses afirmaram que a cimeira UE-China será uma ocasião de ouro para aprofundar a confiança entre os dois, clarificar mal-entendidos e fortalecer uma relação já com 32 anos de vida.

    Os mesmos analistas acrescentam que europeus e chineses têm mesmo de falar, tendo em conta o desacordo entre Bruxelas e Pequim sobre o que fazer com o Irão, Taiwan ou a Birmânia.

    A Europa e a China são demasiado importantes (responsáveis respectivamente por 20 e 17 por cento por cento do produto interno bruto mundial) para não se entenderem, defenderam ainda.

    Segundo dados comunitários, o bloco dos 27 países registou em 2006 um défice de 130 mil milhões de euros, que aumentou 25 por cento só nos primeiros oito meses de 2007.

    A manter-se o padrão actual de crescimento, segundo a Comissão Europeia, o défice deverá atingir os 170 mil milhões de euros até ao final do ano.

    A União Europeia (UE) é o maior parceiro comercial da China, tendo as relações comerciais entre os dois blocos ultrapassado os 259 mil milhões de euros no ano passado, segundo os mais recentes dados comunitários.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados