Açoriano Oriental
Europa tem tido os verões mais quentes desde há mais de 2000 anos
A Europa registou, nos últimos trinta anos, os verões mais quentes desde há mais de 2000 anos, segundo um estudo publicado na revista científica britânica Environmental Research Letters.
Europa tem tido os verões mais quentes desde há mais de 2000 anos

Autor: Lusa/AO online

 

O estudo baseia-se em dados recolhidos em registos históricos e em contagens dos anéis de crescimento das árvores, que ajudaram a determinar que temperaturas a Europa registava, no verão, há cerca de 2.000 anos.

"Sempre soubemos que as temperaturas oscilaram durante muitos séculos, mas queríamos provar que o clima quente registado nos últimos anos era fora do comum, tendo em conta uma escala de tempo para alargada", afirmou o professor Neil Roberts, da Universidade de Plymouth, Reino Unido.

Sabe-se que na época romana o verão era quente, por comparação com o tempo mais fresco entre os séculos IV e VII, seguindo-se nova subida da temperatura na época medieval e uma "pequena idade do gelo", como descreve o estudo, entre os século XIV e XIX.

De acordo com o estudo, entre 1986 e 2015 a Europa registou um aumento de 1,3 graus centígrados na temperatura em época de verão e isso deve-se, segundo os investigadores, à atividade dos seres humanos.

Os resultados mostram uma variação das temperaturas maior do que se pensava, sugerindo que os modelos modernos de medição climática subestimaram esta variabilidade natural do clima, afirma o investigador Danny McCarroll, da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados