Açoriano Oriental
Eurodeputados pedem reforço de apoio a produtores de leite
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje uma proposta que prevê o reforço dos apoios aos produtores do leite para fazer face ao fim das quotas e à liberalização do mercado, especialmente nos Açores.
Eurodeputados pedem reforço de apoio a produtores de leite

Autor: LUSA/AO online

O relatório refere especificamente "o grande impacto negativo que a supressão das quotas terá nas regiões ultraperiféricas, especialmente nos Açores, em que a produção de leite é a principal atividade económica, representando cerca de 46% da economia regional".

Neste sentido, os eurodeputados propõem a atribuição de recursos adicionais ao programa de opções específicas para fazer face ao afastamento e à insularidade (POSEI), a fim de ajudar os produtores de leite a adaptarem-se aos efeitos da desregulamentação, e que seja criado um mecanismo de transição entre o fim das quotas e a liberalização dos mercados, que permita proteger os produtores e o setor nas regiões ultraperiféricas (RUP).

As regiões ultraperiféricas "devem ser objeto de especial atenção e de estudos específicos por parte da Comissão e dos Estados-membros", diz o texto, de que o eurodeputado Ricardo Serrão Santos (PS) foi relator sombra.

O parlamento apela ainda a que o executivo comunitário acompanhe de perto a evolução da produção de leite nessas zonas e avalie o impacto económico que o fim do regime das quotas tem nas explorações leiteiras, dado que os produtores de leite nas RUP têm maiores custos de produção e comercialização.

O relatório prevê que a Comissão Europeia apresente instrumentos de regulação que permitam a prevenção e a gestão eficazes de novas crises no setor do leite, facilitando, nomeadamente, a organização da produção de leite em termos de gestão da oferta.

Por outro lado, os eurodeputados pedem a adaptação dos preços de intervenção, que consideram demasiado baixos face aos atuais preços de mercado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados