Açoriano Oriental
EUA e Turquia querem criar uma zona "segura" e "livre" de 'jihadistas' no norte da Síria
Os Estados Unidos e a Turquia decidiram ampliar a cooperação militar com o objetivo de erradicar o grupo autodenominado Estado Islâmico (EI) do norte da Síria e criar uma zona "livre" e "segura" ao longo da fronteira turca-síria.
EUA e Turquia querem criar uma zona "segura" e "livre" de 'jihadistas' no norte da Síria

Autor: Lusa/AO online

 

"O objetivo é estabelecer uma zona livre do EI e melhorar a segurança e a estabilidade ao longo da fronteira entre a Turquia e a Síria", afirmou, em declarações à agência francesa AFP, um responsável militar norte-americano, à margem da visita oficial do Presidente norte-americano, Barack Obama, à Etiópia.

A mesma fonte disse que as duas partes "continuam a trabalhar" sobre os pormenores deste plano.

O responsável adiantou, no entanto, que "qualquer esforço militar conjunto não irá incluir a imposição de uma zona de exclusão aérea", uma exigência antiga de Ancara.

Fontes turcas e norte-americanas hoje citadas pelo jornal The Washington Post explicaram que os planos de Ancara e de Washington consistem na criação, com recurso a ataques aéreos, de uma zona livre de 'jihadistas' que irá abranger mais de 100 quilómetros da fronteira turca-síria e cerca de 65 quilómetros para o interior do território sírio.

Esta "zona segura" irá estender-se para o norte da província de Alepo, entre as localidades de Azaz e Jarabulus, uma região controlada em grande parte pelos combatentes 'jihadistas' do EI e palco de confrontos com as forças curdas e grupos rebeldes sírios.

A Turquia pretende que esta zona seja um refúgio seguro para os cerca de dois milhões de refugiados sírios que fugiram da guerra civil síria através da fronteira turca.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados