Açoriano Oriental
Estudo reduz para metade o valor da ampliação da pista do Aeroporto da Horta
Um estudo hoje apresentado por um grupo de trabalho criado pela Câmara Municipal da Horta, reduz de 73 para 35 milhões de euros o custo aproximado da obra de ampliação da pista do Aeroporto da Horta.
Estudo reduz para metade o valor da ampliação da pista do Aeroporto da Horta

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

O documento, elaborado pelos técnicos que integram o grupo de trabalho (presidido pelo ex-diretor do Aeroporto), propõe a ampliação da pista dos atuais 1.600 para 2.050 metros de comprimento, em terrenos conquistados ao mar, e por um valor substancialmente inferior ao inicialmente previsto.

"Esta obra não é um capricho dos faialenses! É uma obra fundamental para o nosso futuro", insistiu o presidente do município, José Leonardo Silva, em conferência de imprensa, nos Paços do Concelho.

O autarca lembra que esta obra, há muito reivindicada pelas forças vivas locais, permitiria que os aviões da Azores Air Lines, que fazem as ligações entre Lisboa e a Horta, pudessem operar sem restrições, além de permitir que aquela infraestrutura pudesse receber voos internacionais da Europa.

"Esta solução permite-nos perspetivar o futuro", salientou José Leonardo, lembrando que, além da ampliação da pista, a obra permitiria também potenciar a construção de uma nova aerogare e de uma nova placa de estacionamento para aviões.

O problema que se coloca agora é saber quem é que vai pagar o custo das obras, uma vez que o Aeroporto da Horta é propriedade da empresa "Vinci", sobre a qual nem a Câmara da Horta, nem o Governo dos Açores têm qualquer influência.

"Este é um documento de pressão! Vamos agora apresentá-lo ao Governo Regional, ao Governo da República e à ANA [Vinci], e esperamos que nos deem uma resposta rápida e concreta", insistiu o autarca, segundo o qual, este investimento pode ser candidatado a fundos comunitários.

A solução técnica avançada pelo grupo de trabalho consiste em ampliar a pista do Aeroporto da Horta nos dois sentidos (105 metros para o lado da cidade e 350 metros para o lado do Morro de Castelo Branco), em terrenos conquistados ao mar.

A ampliação da pista é uma reivindicação não apenas da Câmara Municipal da Horta, mas também da população local, que chegou a manifestar-se em setembro do ano passado, fora do Parlamento dos Açores, exigindo a concretização da obra.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados