Açoriano Oriental
Estudantes vão pedir ao Governo orçamento maior para ação social no Ensino Superior
Um grupo de estudantes da Universidade do Porto reuniu assinaturas para enviar ao Governo um abaixo-assinado reivindicando um "orçamento maior" para a ação social escolar no Ensino Superior e melhores condições para os alunos.

Autor: Lusa/AO online

 

A iniciativa, que se insere num movimento nacional de estudantes do Ensino Superior, destina-se a pedir que a ação escolar forneça melhores condições nas cantinas, mais residências universitárias e mais descontos nos transporte, explicou à Lusa Ricardo Ferraz, estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que esteve hoje à tarde a reunir assinaturas à porta da cantina da FCUP.

“O que queremos é algo mais fixo, um orçamento que seja melhor para a ação escolar para que se consiga superar estas dificuldades”, declarou, reclamando, por exemplo, uma “intervenção do Estado para que não sejam empresas privadas a gerir as cantinas”.

“Há vários problemas”, assegura o estudante Ricardo Ferraz, destacando o preço das senhas de 2,55 euros que, a somar às propinas e ao alojamento, torna tudo "um pouco complicado” para os alunos. Referiu também o baixo número de residências que continuam a ser destinadas a apenas a 1% da população estudantil da Universidade do Porto.

Outro problema que Ricardo Ferraz destaca é o das condições da cantina, que estão “longe do desejável”, obrigando os alunos a ficar na fila à espera de refeição cerca de 30 minutos, tendo apenas um a hora de almoço entre as aulas da manhã e da tarde.

Segundo Ricardo Ferraz, hoje conseguiram-se “algumas dezenas de assinaturas para um abaixo-assinado”. Mas a recolha vai continuar nos próximos dias, a nível nacional, com o objetivo de “conseguir milhares de assinaturas em pouco tempo” e enviar ao Governo o abaixo-assinado “para obter respostas”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados