Açoriano Oriental
Estatuto do Aluno
Estudantes protestam quinta-feira em Ponta Delgada
Os estudantes do ensino básico e secundário de Ponta Delgada, Açores, manifestam-se quinta-feira numa iniciativa integrada no protesto nacional, mas que também visa exigir um Estatuto do Aluno "igual ao do continente".
Estudantes protestam quinta-feira em Ponta Delgada

Autor: Lusa / AO online
A iniciativa deverá reunir cerca de um milhar de alunos das escolas Domingos Rebelo, Laranjeiras e Antero de Quental, em Ponta Delgada, e da Ribeira Grande, na costa norte de S. Miguel.

André Pereira, da Associação de Estudantes da Escola Secundária Domingos Rebelo, afirmou à Lusa que, "além das reivindicações da iniciativa de âmbito nacional" que vai decorrer quinta-feira, os estudantes açorianos pretendem denunciar "a questão do Estatuto do Aluno, que, nos Açores, não tem as mesmas regras que no continente"

"Nos Açores, o Estatuto do Aluno não dá qualquer margem de manobra", afirmou, acrescentando que os estudantes do arquipélago exigem "mais igualdade entre o continente e a região".

"No arquipélago, se um aluno perder (o ano) por faltas, não tem o direito de fazer um exame das disciplinas em que perdeu, mas, no continente, isso é possível. Não temos qualquer margem de manobra, porque o estatuto do aluno é diferente nos Açores", frisou.

Para inverter este quadro, o dirigente estudantil salientou que os estudantes açorianos pretendem associar esta questão "à greve e luta nacional de quinta-feira para exigir do governo a introdução prática da disciplina de Educação Sexual, protestar contra a privatização das cantinas e defender a democracia nas escolas".

A concentração dos estudantes está prevista para as 9:30 (10:30) junto ao Palácio de Santana, sede do Governo Regional dos Açores, seguindo depois para o centro da cidade de Ponta Delgada.

No Palácio da Conceição será entregue um abaixo-assinado ao governo regional em que os alunos reivindicam "mais igualdade" no Estatuto do Aluno.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados