Açoriano Oriental
Estudantes da ilha Terceira mantêm garraiada apesar da contestação
A Associação de Estudantes do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores vai manter a garraiada na programação da semana académica este ano, apesar de o evento estar a ser contestado através de dezenas de e-mails.

Autor: Lusa/AO Online

 

"Todos os anos fazemos a garraiada e os bichinhos não sofrem nada", disse hoje, em declarações à Lusa, a presidente da associação de estudantes, Melissa Ávila.

A semana académica da Associação de Estudantes do Campus de Angra do Heroísmo decorre de 08 a 17 de abril e para o primeiro sábado está programada uma garraiada na praça de toiros da ilha Terceira, depois de um desfile pelas principais artérias de Angra do Heroísmo e da ‘queima do grelo’.

Há alguns dias a associação académica começou a receber vários ‘e-mails’, incluindo de associações de defesa dos direitos dos animais, com a mesma mensagem, manifestando "repúdio" pela realização da garraiada e apelando a que seja banida do programa da semana académica.

"Pelo seu percurso histórico, a Universidade dos Açores tem, neste campo, uma responsabilidade acrescida e não pode, assim, continuar a permitir-se promover atividades que violam o princípio básico de não provocar sofrimento desnecessário", pode ler-se numa mensagem, a que a Lusa teve acesso.

Segundo Melissa Ávila, a contestação ao evento, que se realiza há vários anos, chegou apenas por endereço eletrónico e a associação de estudantes não registou outras manifestações por parte da comunidade académica ou da população da ilha.

A presidente da associação de estudantes considerou, por outro lado, que a garraiada não promove o sofrimento dos animais, pois não são espetados e se o animal está cansado, é recolhido.

No Porto, a garraiada que costumava encerrar a Queima das Fitas foi suspensa, este ano, devido à "fraca adesão dos estudantes".

No entanto, na Terceira, segundo Melissa Ávila, "ainda há muita adesão" por parte dos estudantes do campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados