Açoriano Oriental
Estados Unidos são modelo da democracia e sociedade
O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou que os Estados Unidos permanecem o modelo da democracia e da sociedade para o resto do planeta, assinalando o Dia da Independência, principal feriado naquele país.
Estados Unidos são modelo da democracia e sociedade

Autor: Lusa/AO online

 

“Há 238 anos, os nossos fundadores reuniram-se em Filadélfia para lançar a experiência americana”, declarou Barack Obama, numa declaração transmitida na televisão.

“Estes patriotas estavam unidos em torno de uma verdade simples: nós somos todos iguais, o Criador deu-nos a todos direitos inalienáveis, entre os quais a vida, a liberdade e a busca da felicidade”, disse.

Esta convicção, acrescentou, ajudou os Estados Unidos a construírem “a democracia mais forte, a maior classe média e o exército mais poderoso que o mundo já conheceu”.

“E hoje, não existe um único país sobre a Terra que não estaria disposto a trocar de lugar com os Estados Unidos da América", garantiu o Presidente norte-americano.

Obama aproveitou a sua declaração para elogiar o guarda-redes da equipa norte-americana de futebol, Tim Howard, cujo desempenho contra a equipa da Bélgica, nos oitavos-de-final do campeonato mundial de futebol, a decorrer no Brasil, está a ser considerado heroico, apesar da eliminação dos americanos.

“Sei que há uma petição no ‘site’ da Casa Branca para escolher Tim Howard como próximo secretário da Defesa. Se o lugar ficar vago, vou pensar nisso”, brincou Obama.

Hoje assinala-se o Dia da Independência nos Estados Unidos, um feriado nacional celebrado com festas e fogo-de-artifício em todo o país.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados