Açoriano Oriental
Estado francês aumenta dotação da agência France Presse em 2,5 ME em 2018

O Estado francês vai aumentar em 2018 a contribuição para a agência de notícias France Presse (AFP) de forma a favorecer uma estratégia de crescimento que aposta no vídeo, desporto e informação corporativa.

Estado francês aumenta dotação da agência France Presse em 2,5 ME em 2018

Autor: Lusa/AO online

Segundo fontes da AFP, citadas pela agência EFE, este ano, o Estado francês destinará 2,5 milhões de euros adicionais, que se somarão aos 132,5 milhões de euros entregues em 2017 à AFP pelo seu caráter de serviço público (111 milhões de euros) e apoio aos seus serviços (21,7 milhões de euros).

Desta forma, o Estado francês "confirma o caráter prioritário e estratégico da missão de serviço público atribuído à agência, dentro do respeito pelas regras europeias".

Em 2015, o reconhecimento do serviço público da AFP inscreveu-se na lei da modernização da imprensa, que estabeleceu que o Estado deverá assegurar financeiramente esta missão todos os anos.

A agência francesa pretende que os seus serviços de vídeo, que atualmente representam 12% da sua faturação, consigam um crescimento de 18% este ano.

A informação corporativa, que visa dar uma resposta às necessidades de conteúdo das marcas e instituições, é outro dos pilares da sua expansão, assim como a informação desportiva, que integra um total de 2.400 trabalhadores distribuídos por 151 países em seis idiomas.

Na sexta-feira termina o período de receção das candidaturas ao lugar de presidente da agência. O atual presidente Emmanuel Hoog já manifestou interesse em permanecer no cargo e no caso de ser eleito em 11 de abril, cumprirá o terceiro mandato à frente da AFP.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados