Escolas encerradas hoje, mobilizados efectivos das Forças Armadas

Escolas encerradas hoje, mobilizados efectivos das Forças Armadas

 

Lusa/AO Online   Regional   15 de Dez de 2009, 08:26

As escolas do concelho da Praia da Vitória vão ficar hoje encerradas devido ao mau tempo na ilha Terceira, anunciou a secretaria regional da Educação e Formação.

Mais de 100 efectivos das Forças Armadas, dos serviços municipais e da PSP participam nas operações de auxílio às populações afectadas pelo mau tempo na ilha Terceira, disse à Lusa o tenente-coronel António Cunha, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

"Pedimos o auxílio das Forças Armadas", referiu o tenente-coronel António Cunha.

Uma depressão centrada sobre o arquipélago dos Açores provocou chuva forte com trovoadas durante a madrugada, afectando inicialmente a zona da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

A Protecção Civil açoriana informou que pelo menos 20 pessoas ficaram desalojadas, mas o tenente-coronel António Cunha admitiu entretanto que esse número poderá ser superior.

"Não é possível contabilizar o número total de desalojados, porque há pessoas abrigadas em casas de vizinhos e familiares", disse, referindo que "mais de três dezenas" de moradias foram afectadas.

Uma equipa do serviço social já se encontra no terreno para fazer uma avaliação da situação e contabilizar o número de pessoas que necessitem de auxílio, referiu.

O SRPCBA não tem conhecimento de vítimas mortais ou de feridos em consequência do mau tempo.

Várias viaturas foram arrastadas pelas águas, incluindo uma da Protecção Civil.

António Cunha disse ainda à Lusa que algumas estradas que foram afectadas já estão transitáveis, mas apelou para que a população só circule em situações de urgência, dado que há muita lama nas vias.

O mau tempo provocou "avultados prejuízos" em estradas e habitações, que ainda não podem ser quantificados, assinalou.

António Cunha acrescentou que também já está a chover com intensidade na costa norte de S. Miguel e na ilha de Santa Maria, onde já ocorreram inundações em três habitações.

As previsões apontam para que a depressão que afecta os Açores se mantenha nas próximas 48 horas, o que já levou o Instituto de Meteorologia o grau de prevenção de amarelo para laranja


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.