Açoriano Oriental
Equipas de socorro resgatam mais um sobrevivente dos escombros do hotel
As equipas de socorro resgataram mais uma pessoa hoje de manhã, depois de terem retirado outros três sobreviventes durante a madrugada, dos escombros do hotel devastado na quarta-feira por uma avalanche no centro de Itália.
Equipas de socorro resgatam mais um sobrevivente dos escombros do hotel

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

Os bombeiros anunciaram hoje ter retirado, do que resta do hotel soterrado pela neve, duas mulheres e um homem por volta das 03:00 (02:00 em Lisboa), e, depois disso, anunciaram ter resgatado mais um homem cerca das 06:00 (05:00 em Lisboa).

Contudo, no decorrer das buscas de hoje, as equipas de salvamento encontraram também duas mulheres e um homem sem vida, o que eleva o número oficial para cinco mortos, já que no primeiro dia de buscas foram encontrados dois outros corpos.

Na sexta-feira, os socorristas conseguiram retirar dos escombros com vida e de boa saúde uma mulher e quatro crianças, todos encaminhados para um hospital.

Um menino de sete anos e a mãe foram salvos ao fim da manhã de sexta-feira da amálgama de neve e escombros do hotel Rigopiano, situado na encosta de uma montanha da região dos Abruzos.

Foram as roupas de inverno e os fatos de ski que permitiram aos sobreviventes resistir sob os escombros e a neve, explicaram à imprensa os médicos do hospital de Pescara, na costa adriática, para onde foram transportados.

As equipas de socorro referiram também o efeito “iglu”, que isolou da neve quem ficou retido no hotel.

Um primeiro grupo de seis sobreviventes foi localizado ao fim da manhã de sexta-feira numa bolsa de ar. Outras quatro pessoas foram em seguida encontradas, durante a tarde, noutro ponto.

As buscas prosseguiram durante a noite desafiando condições meteorológicas adversas, mobilizando dezenas de socorristas para encontrar mais sobreviventes.

Segundo as estimativas, estava mais de trinta clientes e trabalhadores dentro do hotel no momento da tragédia.

O avanço das operações de busca, ainda muito lento na sexta-feira, estava a ser difícil devido ao risco de a estrutura desabar e de uma suavização das temperaturas aumentar mais ainda o risco de nova avalanche sobre o hotel.

O risco é elevado em todo o centro de Itália, onde se registam desde há dez dias nevões históricos e que foi atingido na quarta-feira por quatro fortes sismos com magnitude entre 5,2 e 5,7.

Além das vítimas do hotel, os abalos de terra fizeram pelo menos quatro mortos, três dos quais encontrados na sexta-feira.

Cerca de 7.000 pessoas mobilizaram-se para vir ajudar as vítimas do hotel soterrado, bem como as centenas de habitantes de aldeias isoladas e as dezenas de milhares de casas privadas de eletricidade, numa região que já estava com dificuldades em reerguer-se após os devastadores sismos de agosto e outubro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados