Açoriano Oriental
Entrada livre no Pavilhão do conhecimento para assinalar aniversário
 A entrada gratuita para nove horas de actividades científicas e a inauguração de novos espaços assinalam hoje o 11.º aniversário do Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, já visitado por quase três milhões de pessoas.

Autor: Lusa/Ao On Line

"Em 11 anos de uma ciência muito viva, são quase três milhões de visitantes. E visitantes ativos, porque num centro de ciência há que libertar as mãos e a cabeça: pensar, conhecer e querer experimentar", contou a diretora do Pavilhão do Conhecimento à agência Lusa.

Segundo Rosalia Vargas, a iniciativa Pavilhão a Você será "de tirar o fôlego, uma grande festa com uma programação especial das 11:00 às 20:00 e entrada gratuita".

"Vamos ter os 'minitores', ou seja, monitores de palmo e meio", destacou, esclarecendo que os mais pequenos "vão guiar os visitantes pelas exposições e dinamizar actividades".

Trata-se de um presente para "as crianças que já costumam vir ao Pavilhão e que pediam insistentemente para passar cá mais tempo", acrescentou a também diretora da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva.

"Teremos também monitores especiais da escola de circo Chapitô e vamos lançar o livro 'Tudo ao Contrário', que reúne as experiências dos vários funcionários do Pavilhão – da diretora às pessoas do secretariado e da contabilidade –, que foram, à vez, monitores por um dia", revelou.

Hoje será ainda apresentada uma mala adaptada de um projeto premiado dos designers Daniela Pais e Jorge Moita, que pesa 40 gramas e suporta até 55 quilos.

"Iremos também lançar, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, um roteiro para a descoberta da biodiversidade da capital, que ficará disponível nos postos de turismo e em diversos outros pontos da cidade", indicou a diretora.

A iniciativa A Cozinha é um Laboratório, já habitual no Pavilhão, e uma bicicleta de gelados científicos farão igualmente parte da oferta do dia de aniversário.

A festa dos 11 anos será ainda uma oportunidade para assistir à apresentação de novas áreas, de que os visitantes passarão a poder desfrutar a partir de domingo.

"O interior do Pavilhão está em obras de remodelação e tem novos espaços que vão ser dados a conhecer ao público: novos laboratórios e salas de actividades, um novo auditório e um grande espaço de entrada – o foyer – que surge de cara lavada e com um ar mais vivo e dinâmico", descreveu a responsável.

Num momento de balanço, a diretora do Pavilhão do Conhecimento assegurou ainda à Lusa que "se está a conquistar cada vez mais público para as áreas da ciência e para a sua divulgação".

"É dentro do campo da ciência na sociedade que interessa cada vez mais fazer actividades, pois é importante as pessoas conhecerem os investigadores, o trabalho que estes desenvolvem e os resultados que obtêm. E saberem como a ciência é cada vez mais importante nas nossas vidas", declarou.

Ainda no âmbito do projeto Ciência Viva, está a decorrer o Ciência Viva de Verão, que engloba milhares de ações gratuitas por todo o país, numa colaboração entre instituições científicas, museus, centros Ciência Viva, associações, autarquias e empresas.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados