Açoriano Oriental
Encontro de mulheres bombeiras nos Açores em junho
As mulheres bombeiras dos Açores vão reunir-se pela primeira vez, em junho, na ilha de São Miguel, para partilharem experiências, conviverem e analisarem uma atividade que ainda é "maioritariamente masculina", anunciou a organização do evento.
Encontro de mulheres bombeiras nos Açores em junho

Autor: Lusa/AO online

“Nós vamos tentar trazer o máximo de mulheres bombeiras [ao encontro], que, neste momento, em toda a região, já são cerca de 240”, afirmou o comandante dos Bombeiros da Ribeira Grande, José Nuno.

O primeiro encontro de mulheres bombeiras nos Açores vai decorrer de 26 a 28 de junho na Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, sendo que, do programa, que ainda está em construção, constará a realização de simulacros, conferências e várias atividades lúdicas.

O evento é uma iniciativa das atuais quatro bombeiras da corporação da Ribeira Grande, Aida Ferreira, Carla Araújo, Joana Costa e Sandra Figueiredo.

Em outubro de 1995 decorreu na Guarda o primeiro encontro nacional de bombeiras e mulheres de bombeiros, uma iniciativa integrada nas comemorações dos 600 anos dos bombeiros de Portugal.

Para o comandante José Nuno, é importante ocorrer também no arquipélago este tipo de encontro, dado que “tem vindo a crescer” o número de mulheres bombeiras nas corporações, apesar de a atividade ser ainda “maioritariamente masculina”.

Segundo disse o comandante, “não existe qualquer tipo de diferença” entre mulheres e homens bombeiros, acrescentando, por exemplo, que a Ribeira Grande conta, desde 2008/2009, com mulheres na corporação.

“A formação que é dada a uns é a mesma que é dada a outros. A exigência que é pedida a uns é pedida também aos outros. Não existe qualquer tipo de diferença”, referiu José Nuno, que lidera a corporação de bombeiros na Ribeira Grande, com 18 elementos profissionais.

Para realizar o primeiro encontro de mulheres bombeiras nos Açores, a organização do evento vai solicitar apoios junto de várias entidades públicas, bem como apelar a várias corporações da região para colaborarem e permitirem que as suas bombeiras possam participar no evento.

Nos Açores existem 19 corporações de bombeiros distribuídas pelas nove ilhas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados