Açoriano Oriental
Empresa mexicana oferece serviços fúnebres no mar
Criar vida a partir da morte é o objetivo de uma empresa mexicana que oferece serviços fúnebres marinhos, para que as cinzas do falecido descansem flutuando numa urna biodegradável ou repose num recife no fundo do mar.

Autor: LUSA/AOnline

Os donos do Inmemoriam não gostam de palavras fúnebres como cripta ou tumba, nem cemitério marinho, preferem antes chamar os funerais de "homenagem à vida" e "pérolas" às bolas onde são inseridas as cinzas, explica a Efe.

Em entrevista à agência espanhola Efe, um dos fundadores, Francisco Bornacini, explicou que esta alternativa inovadora visa criar a "maneira perfeita de fazer a despedida de um ente querido" através da sua reintegração na natureza e "apreciando como esta o converte em vida".

O negócio surgiu quando a mãe de um dos sócios, Eduardo Patiño, pediu que quando morresse as suas cinzas ficassem no mar e ele não encontrou nenhuma forma de o fazer de forma elegante e simbólica.

E assim surgiu a ideia de criar a empresa, inspirada num conceito norte-americano, mas acrescentando uma sensibilidade latina.

A empresa conta com quatro anos de atividade, mas ainda não muitos clientes, já que descansar eternamente no mar não é propriamente barato.

Por exemplo, uma urna biodegradável pode custar entre 2.315 dólares (cerca de 1.723 euros, à taxa de câmbio atual) e entre 3.858 dólares (2.872 euros) e 5.400 dólares (4.020 euros) repousar num recife marinho.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados