Açoriano Oriental
Transportes marítimos
Empresa britânica vai realizar estudo sobre transportes marítimos
A Atlânticoline, empresa responsável pelo transporte marítimo de passageiros entre as ilhas açorianas, adjudicou à empresa britânica BMT - Transport Solutions a realização de um estudo sobre este serviço, revelou fonte da empresa.
Empresa britânica vai realizar estudo sobre transportes marítimos

Autor: Lusa / AO online
A BMT, empresa responsável por vários estudos internacionais sobre transportes marítimos, tem um prazo de quatro meses para apresentar uma solução viável, que permita melhorar as ligações marítimas entre as ilhas do arquipélago dos Açores, acrescentou a fonte.

A BMT, que é um dos principais consultores internacionais nesta área, integra um grupo financeiro composto por 32 empresas, que empregam mais de 1200 pessoas, na sua maioria técnicos especializados.

Actualmente, está a trabalhar em estudos relacionados com o transporte marítimo de passageiros na Suécia, no Mar Báltico, no estreito de Dover, na Inglaterra, no Porto de Hamburgo e na Escócia.

Um dos maiores desafios da empresa está relacionado com a elaboração de um estudo, a pedido da Comissão Europeia, sobre um modelo de auto-estradas marítimas para ligar o Mediterrâneo, o Mar Báltico, o Mar do Norte e o Atlântico.

A empresa britânica desenvolve também estudos nas áreas da protecção costeira, projecção e operacionalização de grandes terminais petrolíferos marítimos, portos de contentores, estruturas de defesa naval e redes de transporte terrestres, aéreos e marítimos.

Ainda na área dos transportes marítimos de passageiros e viaturas entre as ilhas açorianas, foram abertas quarta-feira as propostas para o concurso público internacional lançado pelo Governo dos Açores para o aluguer de dois navios, que vão operar no arquipélago em 2010 e 2011, com mais um ano de opção.

O executivo açoriano ainda não revelou o nome das quatro empresas concorrentes, mas a Lusa apurou que uma delas é a ‘Hellenic Seaways’, empresa proprietária do Express Santorini e do Viking, os dois navios que asseguraram no Verão deste ano a operação de transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados