Açoriano Oriental
EDP vende parcela de 186 ME de défice tarifário de 2014
A EDP anunciou hoje, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que acordou a venda de uma parcela

Autor: Lusa/AO Online

No mesmo documento, a empresa explicou que o montante em causa é “relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial”.

“O défice tarifário de 2014 resultou do diferimento por cinco anos da recuperação do sobrecusto de 2014 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial (incluindo os ajustamentos de 2012 e 2013)”, acrescentou a elétrica.

Já em março, a EDP havia vendido uma parcela do défice tarifário de 2014, e respetivos juros, por 500 milhões de euros à Tagus – Sociedade de Titularização de Créditos, S.A.

Nesse mês, a EDP anunciou, igualmente em comunicado enviado à CMVM, que iria iniciar uma ronda pelos mercados europeus para realizar uma operação de titularização de créditos de dívidas do défice tarifário do sistema energético em Portugal.

A EDP referia, no começo de março, que o montante em dívida ao Serviço Universal "relativo aos sobrecustos [era] de cerca de 1,25 mil milhões de euros".

No ano passado, a EDP Serviço Universal informou ter encaixado 750 milhões de euros com a venda à Tagus de uma parcela do défice tarifário de 2013 e respetivos juros.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados