Açoriano Oriental
Economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre
A economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2015 face ao período homólogo e registou um crescimento em cadeia de 0,4%, segundo números hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE)
Economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre

Autor: LUSA/AO online

Os números hoje divulgados estão em linha com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais, divulgada a 14 de agosto pelo INE, segundo a qual o Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento homólogo de 1,5% no segundo trimestre deste ano, uma taxa de variação "idêntica à observada no primeiro trimestre".

Este desempenho deveu-se, por um lado, ao "contributo negativo significativo" da procura externa líquida, verificando-se “uma aceleração das importações de bens e serviços a um ritmo superior ao das exportações de bens e serviços", segundo o INE.

O INE destaca "o contributo positivo da procura interna", que aumentou no segundo trimestre, refletindo a evolução do investimento”.

Relativamente ao primeiro trimestre deste ano, o PIB aumentou 0,4% entre abril e junho, uma variação também "idêntica à registada nos dois trimestres anteriores", tendo-se verificado "um contributo positivo da procura interna, refletindo principalmente o crescimento do consumo privado, enquanto o contributo da procura externa líquida foi negativo".

No primeiro trimestre, a economia portuguesa aumentou 0,4% em cadeia e apresentou um crescimento homólogo de 1,5%, de acordo com os números divulgados pelo INE em maio e que não foram revistos hoje pelo instituto.

O Governo espera que o PIB português cresça 1,6% em 2015.

 

*Notícia atualizada às 10h43

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados