Açoriano Oriental
EasyJet compra britânica GB Airways por 149 milhões de euros
A easyJet comprou a congénere britânica GB Airways por 149 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira a companhia aérea de baixo custo em comunicado.

Autor: Lusa / AO online
A GB Airways, que opera a maioria dos seus voos a partir do aeroporto de Gatwick, em Londres, voa para 31 destinos na Europa e África do Norte, com uma frota de 15 aviões Airbus A320 e A321.

A companhia britânica registou um lucro de 3,7 milhões de euros, num volume de negócios anual de 359 milhões de euros, no exercício de 2006/2007 (dados apurados até ao final do mês de Março).

"A aquisição da companhia aérea GB Airways inscreve-se na estratégia de expansão da easyJet e, em particular, reforça a sua oferta a partir do aeroporto de Gatwick", aeroporto situado no sul de Londres e que é a sua principal base de actividade, lê-se no comunicado da companhia aérea de baixo custo.

Com esta aquisição e a partir do aeroporto de Gatwick, a easyJet passa a transportar cerca de oito milhões de passageiros por ano para 62 destinos.

Paralelamente, e num outro comunicado, a companhia britânica British Airways anunciou que cessou a sua cooperação com a GB Airways, que incluía um acordo de partilha de voos (code-share) até Março de 2008.

Em Portugal, a partir de Lisboa, é possível comprar voos da easyJet para Genebra, Londres (Aeroporto de Luton), Basileia, Paris (aeroporto Charles de Gaulle), Berlim, Londres (Aeroporto de Gatwick) e Bristol (a partir de 29 de Outubro), Madrid (a partir de 01 de Novembro) e Liverpool (a partir de 02 de Novembro).

Em Faro, a companhia aérea de baixo custo oferece oito rotas: Londres (Aeroportos de Stansted, Luton e Gatwick), Bristol, Nottingham (aeroporto de East Midlands), Belfast, Newcastle e Liverpool.

A easyJet iniciou operações no Aeroporto do Porto a 29 de Junho com a rota de Genebra e, a partir de 30 de Outubro, passa a oferecer Basileia como o seu segundo destino.

Em Abril de 2008, terão início as novas rota Lisboa - Lyon e Porto-Lyon, ambas com uma frequência de quatro voos por semana, enquanto que a partir de Fevereiro terá início a rota Porto-Paris (Aeroporto Charles de Gaulle), com uma frequência diária.

A easyJet tem a operar 137 aviões em 352 rotas entre 88 aeroportos, em 23 países diferentes.

A companhia aérea transportou 37 milhões de passageiros nos últimos 12 meses.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados