"É ainda prematuro retomar promoção turística de forma viável"
Covid-19
12 de mai. de 2020, 09:15
— Lusa/AO Online
Em nota à agência Lusa, depois de se conhecer
que o executivo vai pagar à Ryanair mais de 1,1 milhões de euros para
fazer promoção turística da região no Reino Unido, fonte do executivo
admite que "é ainda prematuro retomar de forma viável a promoção externa
da Região, não só porque existem medidas de confinamento obrigatório em
vigor na região para passageiros vindo do exterior, como também pelo
panorama restritivo às viagens para outros países, vivido na
generalidade dos mercados". Por esses
motivos, prossegue a fonte, "depois da obtenção do visto do Tribunal de
Contas, poderá ter de ser avaliado um eventual ajuste do cronograma de
ações que tinha sido previsto em outubro de 2019, numa fase do turismo
dos Açores completamente diferente da atual".O
concurso para a promoção do destino Açores no Reino Unido "vinha a ser
preparado desde meados de 2019, no âmbito da estratégia de reforço de
fluxos turísticos de mercados estratégicos para a região" e a Ryanair
venceu o mesmo "por ter obtido a melhor pontuação, tendo em conta todos
os critérios e pontuações definidos no programa de procedimentos"."Nesta
fase, o processo está a ser preparado para solicitação de visto prévio
do Tribunal de Contas, pelo que apenas irá produzir efeitos após esse
visto", prossegue a fonte do Governo Regional socialista.Os
valores constam de um concurso público internacional lançado pela
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, cujo resultado foi
agora publicado na página da BASE - Contratos Públicos Online, que
revela os pormenores deste contrato, assinado em 28 de abril por ambas
as partes.O documento, subscrito pela
secretária regional, Marta Guerreiro, titular da pasta do Turismo nos
Açores, e por David O'Brien, em representação da companhia irlandesa,
impõe vários deveres à Ryanair, que terá de assegurar o planeamento e a
coordenação de todas as ações de promoção turística dos Açores.Além
da Ryanair, que opera na região, tinham concorrido três outras
empresas, todas elas ligadas aos meios de comunicação e audiovisuais e
que se dedicam, quase exclusivamente, a este tipo de campanhas
promocionais.O contrato em causa determina
o pagamento, por parte do executivo açoriano, de um montante de 920 mil
euros, acrescidos de IVA (imposto sobre o valor acrescentado), e de um
prémio adicional de 240 mil euros, também acrescidos de IVA, caso haja
uma "boa execução" do contrato e "caso a promoção turística resulte num
aumento da procura pelo destino Açores".