Numa conferência de imprensa em Bruxelas após uma reunião do colégio de comissários, dominada por um debate sobre a situação na Líbia e no Norte de África, José Manuel Durão Barroso indicou que “as Nações Unidas declararam uma situação de emergência”, com pelo menos 140.000 refugiados, e disse apoiar o apelo feito por António Guterres no sentido de a comunidade internacional dar uma resposta.
“Eu espero que a UE e os Estados-membros respondam. A Comissão está pronta a fazê-lo. De facto, esta manhã falei ao telefone com o Alto Representante da ONU António Guterres sobre esta situação trágica”, disse.
Durão Barroso anunciou o aumento "imediato" da ajuda humanitária de emergência da Comissão, de três milhões de euros (anunciados na semana passada) para 10 milhões de euros.
Acrescentou ter pedido à comissária para a Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva, que se desloque, ainda hoje, à região.
Líbia
Durão Barroso anuncia aumento da ajuda humanitária à Líbia
O presidente da Comissão Europeia disse esta quarta-feira ter falado sobre a “situação trágica” na Líbia com o Alto Representante da ONU para os Refugiados, António Guterres, e anunciou o aumento da ajuda humanitária, para 10 milhões de euros.
Autor: Lusa/AO online
