Açoriano Oriental
Disciplina orçamental entre as prioridades do orçamento da UE para 2014
O equilíbrio entre consolidação orçamental e investimento, a manutenção da disciplina orçamental e a eficiência ao nível das despesas administrativas estão entre as prioridades do orçamento comunitário para 2014 acordadas hoje, em Bruxelas.
Disciplina orçamental entre as prioridades do orçamento da UE para 2014

Autor: LUSA/AOnline

As prioridades do orçamento da União Europeia (UE) para 2014 – o primeiro do Quadro Financeiro Plurianual para 2014-2020, acordado no final da semana passada pelos chefes de Estado e de Governo – foram hoje discutidas durante a reunião dos ministros das Finanças dos 27.

O Conselho de ministros das Finanças dos 27 (Ecofin) sublinha, no documento com as conclusões da reunião, a “necessidade” de o orçamento comunitário “manter a disciplina orçamental em todos os níveis” e defende a existência de um “equilíbrio” entre a consolidação orçamental e o investimento.

“O orçamento da UE deve ter em conta a situação económica atual, mas também contribuir para mitigar os seus efeitos negativos, nomeadamente através de recursos para impulsionar o crescimento e o emprego”, lê-se no documento.

O Conselho faz também uma referência às despesas administrativas, referindo que, “num contexto de rigorosa consolidação orçamental nos Estados-membros, as administrações nacionais têm de otimizar o uso dos recursos limitados”.

Neste contexto, o “Conselho insta as instituições a reduzirem, ou pelo menos a não aumentarem, as suas despesas administrativas e a pedirem financiamento apenas para as necessidades, para dar um sinal positivo para os cidadãos da UE”, segundo o texto das conclusões.

O orçamento comunitário contempla dois tipos de dotações: autorizações (quanto a UE pode comprometer-se a gastar num ano) e pagamentos (pagamentos reais feitos num ano).

No orçamento para 2013, a dotação de autorizações totaliza 151 mil milhões de euros e a verba destinada aos pagamentos ascende a 137,8 mil milhões de euros.

Portugal esteve representado no Ecofin de hoje pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.